Hoje, o recurso mais valioso do planeta não é óleo: são dados.
A Prova disso é que as empresas mais valiosas do mundo são as que possuem mais dados: Apple, Microsoft, Google, etc.
A Inteligência Artificial é uma das mais fascinantes ciências da atualidade, está por trás de todos os impactos e transformações que indivíduos, carreiras, negócios, governos e nações estão enfrentando.
E apesar de cada aplicação ter sua especificidade, de maneira geral, a aplicação de inteligência artificial permite:
- Identificar melhores oportunidades de negócios
- Incrementar o faturamento por meio de uma melhor experiência proporcionada ao cliente
- Reduzir custos e prejuízos automatizando processos
- Facilitar a vida das pessoas com software baseados em IA.
Os que utilizam o Machine Learning, são capazes de realizar levantamentos, organização e cruzamento de grande volumes de informações de maneira rápida, gerando previsões que potencializam a capacidade dos gestores de tomarem decisões melhores.
Mas fica a pergunta, como a Inteligência Artificial pode ajudar melhorar o resultado de uma empresa?
Bom, vamos pensar no seguinte cenário:
O varejo é um dos mercados que mais tem benefícios a colher com a aplicação de inteligência artificial. Uma rede de lojas do Varejo mudou o processo de análise de concessão de crédito antigo, ao qual era um processo que demandava muito tempo de espera por parte do cliente para concessão do seu crédito. Sendo assim essa rede de lojas migrou o processo antigo por um sistema de IA e com isso gerou os seguintes impactos:
O tempo de avaliação para checar se o cliente estava apto a ter o cartão de crédito ganhou agilidade; a emissão do cartão dentro da loja foi reduzido de 25 para 3 minutos.
Com as informações armazenadas e fornecida pela ferramenta, foi possível checar a capacidade de um cliente honrar o financiamento através do seu histórico e do seu Score.
Assim, os clientes passaram a comprar mais com a emissão imediata do cartão, o que aumentou o faturamento da empresa consideravelmente, e tendo menos prejuízos de possíveis clientes devedores.
Contudo, pontos estratégicos precisam ser seguidos, desenvolvidos, pensados e testados.
Aplicar a Inteligência Artificial não é apenas levar a automação para todos os pontos, ela precisa ser abalizada e bem como, os negócios já existentes precisam esboçar novos caminhos para sua adequação.
Converse com um dos nossos consultores através do e-mail contato@mindtek.com.br ou através do telefone +55 21 2018-6771 ou pelo WhatsApps +55 21 99146-6537
Confira mais conteúdos:
4 recursos essenciais da integração Zabbix com GLPI
4 recursos essenciais da integração Zabbix com GLPI que
Como funciona o Data Catalog nas empresas?
Como funciona o Data Catalog nas empresas? Na
Solução para varejistas: Integração do Giftback com Business Intelligence
Solução completa para varejistas: Integração Giftback e Business Intelligence