Preparamos um artigo especialmente para falar sobre atuação das mulheres na tecnologia. Confira:

Hoje, 08 de março de 2021 é um dia simbólico que marca a luta e reivindicação por direitos das mulheres, contra o sexismo e a desigualdade em relação aos homens há mais de um século: O Dia Internacional da Mulher. 

Como parte importante da força no desenvolvimento da ciência e tecnologia, a contribuição feminina para inovação tecnológica é imensurável. Desde 1843, quando Augusta Ada King criou o primeiro programa de computador, mulheres vêm revolucionando e ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado da tecnologia e ciência. 

Com isso, trouxemos uma pesquisa realizada pela consultoria global de tecnologia Thoughtworks, entre o mês de novembro de 2018 e março de 2019, levantou dados sobre os perfis dos profissionais de tecnologia do Brasil.

dados estatísticos da mulheres na tecnologia

Observamos que  dentre os profissionais da TI as mulheres já atuam 31,7% dos cargos, e mesmo com o crescimento das mulheres no segmento, ainda existem muitas barreiras para enfrentar e uma dessas barreiras você pode observar no gráfico abaixo, que começa pelo início nos estudos no segmento da tecnologia:

dados estatísticos da mulheres na tecnologia

Entre os pesquisados, 57% das pessoas iniciaram sua carreira na tecnologia em centro de ensino formal mas ainda há um grande percentual que começam a aprender de forma livre; e em relação as mulheres, pessoas do sexo masculino possuem maior índice de escolaridade.

dados estatísticos da mulheres na tecnologia

Dentro das organizações, em 64,9% dos casos, as mulheres representam no máximo 20% das equipes de trabalho em tecnologia. Os principais cargos e áreas ocupados pelas mulheres nas equipes de tecnologia são: desenvolvedora, analista, gerência, project, tester e design.

Esse percentual de cargos ocupados por mulheres na TI, poderia crescer, pois não é por falta de capacitação, pois de acordo com a ATN (Associação Telecentro de Informação e Negócio), 36.300 mulheres formadas na área buscam colocação no mercado de trabalho.

Iniciativas como o curso da ATN podem ser ferramentas para combater o machismo que infelizmente ainda acontece na área, ao qual é um dos principais motivos pela pequena presença feminina no segmento.

Segundo o estudo realizado pela CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), no campo acadêmico as mulheres já representam 60% desse universo, e com isso especialistas esperam que em breve tenha uma crescente ocupação em cargos na área da TI.

Saiba Mais:

Em nossa equipe, o percentual de mulheres atuantes em cargos de auxiliares, técnicas e lideranças passa dos 50%, comparado com os homens. Esse número crescente demonstra a seriedade em nosso processo seletivo e no plano de carreira. Conheça mais sobre a Mindtek.

Mulheres que marcaram história na tecnologia

Desde 1843, quando Augusta Ada King criou o primeiro programa de computador, a contribuição e a representatividade feminina na tecnologia se tornou algo imensurável. Cada vez mais mulheres têm revolucionado o mercado e ganhando mais espaço e autoridade no mercado da tecnologia e ciência.

Você sabia que muitas mulheres já conseguiram quebrar barreiras e se tornaram notáveis no segmento de tecnologia? É verdade que os negócios desse setor têm dificuldade em recrutar mulheres, já que elas são minoria em cursos da área. Na ciência da computação, por exemplo, são apenas 15% dos alunos. Mas isso não quer dizer que não existam mulheres de destaque pelo mundo!

Nos últimos 200 anos, algumas mulheres tiveram papéis importantes ao criarem componentes fundamentais de computadores, wifi, programação e tornando-se até pioneiras em alguns dos maiores feitos da NASA. Conheça agora algumas histórias de mulheres de destaque para se inspirar!

Grace Hopper 1906-1992

mulheres na tecnologia - Grace Hopper

Grace Hopper foi uma das cientistas da computação que inventou a primeira linguagem de programação. Após o seu ingresso na Marinha dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, ela liderou uma equipe onde criaram o primeiro compilador de linguagem de computador, sendo conhecido como linguagem COBOL.

Veja mais detalhes sobre sua história, assistindo o vídeo abaixo:

Hedy Lamarr 1914-2000

mulheres na tecnologia - Hedy Lamarr

A Hedy Lamarr é conhecida como a mãe do Wi-fi, era uma atriz e inventora em que teve as ideias iniciais do wifi. Desenvolveu uma técnica para comunicação de espectro espalhado, que deu origem à tecnologia sem fio. Juntamente com George Antheil, um compositor, Lamar desenvolveu o dispositivo de sinalização de rádio onde chamavam de “Sistema Secreto de Comunicações”, que mudava as frequências de rádio para que os nazistas alemães não pudesse decodificar as mensagens, ajudando a manter a segurança das comunicações militares  e dos telefones celulares.

Confira mais detalhes assistindo o vídeo abaixo: 

Katherine Johnson 1918-2020

Mulheres na tecnologia - Katherine Johnson

A Missão Apollo 11 levava os primeiros homens à Lua, mas o que talvez muitas pessoas não saibam é que na terra, estava a Katherine Johnson, a mulher que ajudou a humanidade a pisar na lua.

Em 1962, Katherine Johnson fez parte da equipe que ajudou os EUA a colocar o primeiro homem na lua com o mínimo de computadores sendo usados. Isso significava que ela estava fazendo a maior parte da computação, calculando equações complexas para garantir que tudo estivesse seguro. 

Conheça mais sobre a sua jornada assistindo esse vídeo:

Nina Silva 

Nina silva - mulheres na tecnologia

Nascida em 1980 no Rio de Janeiro e fez carreira na área de TI atuando com o ERP SAP. Tem no currículo empresas como L’Oreal, Heineken e Honda, além da sua própria criação: o Movimento Black Money, que incentiva o empreendedorismo na comunidade negra.

Atualmente, Nina Silva é Lead IT Manager na ThoughtWorks, uma consultoria global de tecnologia, e figura na lista das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo.

Conheça um pouco mais sobre a Nina Silva no vídeo abaixo:

Não é por falta de exemplos de mulheres de destaque no universo da tecnologia, e meninas e mulheres também podem sonhar alto ao escolherem a área.

Interesse de mulheres em vagas de TI cresce 22% em 2021

As mulheres estão começando a descobrir cada vez mais o crescente mercado da tecnologia. De janeiro a maio do ano de 2021, foram registradas 12.716 candidaturas femininas contra 10.375 no mesmo período do ano passado, segundo uma pesquisa do Banco Nacional de Empregos (BNE).

Os desafios das mulheres na área de tecnologia

As mulheres ocupam cadeiras importantes no mercado de trabalho, como em empresas de tecnologia, porém ainda há algumas questões que atrasam essa conquista feminina: a falta de diversidade de gênero na área de T.I, por exemplo, é uma delas.

Recentemente, entrevistamos uma das nossas colaboradoras, Virginia Vieira, onde comentou um pouco sobre seu percurso profissional desde os seus estudos, carreiras, desafios e oportunidades.

Na entrevista, Virgínia ressaltou que por mais que eu tenha começado como estagiária e ter evoluído profissionalmente na área da tecnologia, essas conquistas  no campo profissional não foram somente dela, mas de pessoas que estiveram ao seu lado durante esse percurso, apoiando e ajudando direta ou indiretamente. O sentimento que têm por essas pessoas é de gratidão, pois em paralelo a sua jornada de trabalho, Virgínia, também tinha responsabilidades como mãe e esposa, por isso teve muita ajuda da sua família e conselhos de colegas de trabalhos que ajudaram a se tornar uma profissional com crescimento constante e, hoje, pode olhar para seu percurso e perceber que todo o esforço valeu a pena.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Diante dos obstáculos presentes no mercado de TI, a ONU Mulheres e o Pacto Global criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres, que tem por objetivo a implementação de práticas e ações que resultem na igualdade de gênero, principalmente no ambiente de trabalho.

Os sete princípios são:

  • Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;
  • Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;
  • Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
  • Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
  • Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
  • Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social;
  • Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Incentivando mulheres na tecnologia

Existem inúmeras iniciativas no mercado que buscam incentivar as mulheres a adentrar o mercado de TI, com parcerias com grandes empresas do ramo e oportunidades e cursos voltados para essa demanda. 

  • PrograMaria

O PrograMaria é um projeto de incentivo que disponibiliza conteúdo gratuito em seu blog e oferece cursos para as interessadas.

  • Trybe & BHS

A plataforma Trybe já é conhecida por oferecer cursos gratuitos de programação para todos, sem a necessidade de conhecimentos prévios de algoritmos ou linguagens. 

  • Lyssa Cavalcante (Techly)

Uma digital influencer no mundo da tecnologia que disponibiliza um método para você aprender a programar do zero em apenas 100 dias, com materiais de puro conhecimento e dicas valiosas disponíveis em seu site

Um Projeto social e consultoria em diversidade com foco na capacitação gratuita e inserção de travestis e pessoas trans em tecnologia no Brasil. 

Oportunidade para todos!

O mercado da tecnologia tem espaço para todos, basta ter muita garra e determinação para enfrentar juntamente com a equipe a resolução de problemas que possam surgir no caminho. É preciso ser um profissional dedicado tendo em mente soluções simples para situações complexas. Dentro da área da tecnologia você pode trabalhar com gestão de projetos, desenvolvimento web, análise de dados, desenvolvimento de full stack e entre outros. Se você é estudante ou está em busca de novas oportunidades, confira a nossas vagas que estão em aberto

Conheça mais sobre os nossos serviços disponibilizados:

consultoria em business intelligence
mindreport _ relatorios em excel
microsoft sharepoint
implementação do microsoft power bi

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mundo da tecnologia