O Relatório publicado pela Kepios em parceria com a We are Social e Hootsuite, mostra que $3.5 trilhões de dólares foram gastos no comércio eletrônico em 2021, com um crescimento significativo de 10% comparado ao ano anterior.

Segundo informações das nações unidas, no início de 2021 a população mundial era de 7,83 bilhões de pessoas e a população brasileira 213,3 milhões de habitantes, segundo o IBGE.

O número de usuários chegou a 4,95 bilhões de pessoas, ou seja, 62,5% da população mundial está presente na internet. Esses números para o mercado de comércio eletrônico têm grande valia e você verá os impactos desses números neste artigo.

Os comportamentos de busca online estão mudando

Cada vez mais pessoas estão buscando informações sobre produtos e serviços no ambiente digital, consequentemente, impacta na forma como as empresas têm que manter a sua comunicação, tanto através de mídias online quanto off-line. 

Os mecanismos de pesquisa convencionais ainda são parte essencial, com 98% dos entrevistados dizendo que usam um mecanismo de pesquisa todos os meses, sendo que 7 em cada 10 dos entrevistados também dizem que agora usam pelo menos uma ferramenta além dos mecanismos de pesquisa baseados em texto para encontrar informações online.

Pode parecer algo simples, mas é crucial ter novas estratégias em monitoramento sobre a mudança do comportamento do consumidor.

Como podemos observar na imagem abaixo, o número de usuários de internet no Brasil está acima da média mundial, com o total de 77%, ou seja , aproximadamente temos 164 milhões brasileiros presentes na internet. enquanto a média mundial é de 62,5%.

Panorama do crescimento do comércio eletrônico

O Brasil vem crescendo fortemente o número de usuários que realizam compras pela internet, posicionado em 13º  lugar no mundo com 59,7%. Os internautas do sexo feminino em todas as faixas etárias são mais propensas a realizarem compras online do que os homens.

A conclusão desses dados do relatório é que os usuários da geração Baby Boomer (nascidos entre 1945 e 1964) são marginalmente menos propensos a usar o comércio eletrônico do que os usuários da geração Z (nascidos entre o fim da década de 1990 e 2010) e Millennial (nascidos entre 1981 a 1995).

Dentro dos fatores que ajudam a concluir uma compra pela internet, estão:

  • Entrega 51,1%

  • Cupons e descontos 39,2%

  • análise de comentários de outros usuários 33,5%

  • entrega no dia seguinte 29%

Conforme observado no gráfico abaixo o e-commerce no mundo foi movimentado $3.85 trilhão de dólares, com crescimento de 18%, comparado ao ano anterior, tendo em média gasto anual por cada usuário $1.017.

No Brasil, essa movimentação gerou em torno de 294 bilhões de reais em 2021, com uma média de gasto anual por brasileiro de R$ 1.791,00 ($349 dólares).

As categorias mais procuradas pelos brasileiros

Segundo o site mercado e consumo, as compras realizadas pelo e-commerce, por segmento, ficou da seguinte forma:

  • equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (43,4%);

  • móveis e eletrodomésticos (28%);

  • tecidos, vestuário e calçados (10,2%).

O faturamento do comércio eletrônico teve um resultado expressivo no ano de 2021: a alta foi de 48,41% na comparação com 2020.

Com esses dados é imprescindível manter a estratégia de negócio alinhada ao Business Intelligence (BI). Com os aplicativos de BI é possível realizar a integração de sistemas, compilando os dados e transformando em informações para novos insights para os usuários de negócios. Nosso modelo de implementação do BI possibilita manter o seu negócio 100% no ar e realizar as mudanças de forma dinâmica e segura, com apoio de uma metodologia madura.

Confira neste artigo, como potencializar o seu operacional integrando novas visões e insights através do Business Intelligence  com os principais softwares de ERP e CRM realizando integrações com softwares de ERP: Linx, Vtex, OCC, Gift Back, SAP, Gestão de etiquetas e entre outros.

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