O Excel oferece a capacidade de proteger seu trabalho seja para impedir que alguém abra uma pasta de trabalho sem uma senha, concedendo acesso somente à leitura para uma pasta de trabalho ou mesmo para proteger uma planilha para que você não exclua acidentalmente fórmulas.

Recentemente, publicamos no canal do YouTube um passo a passo de como você pode retirar uma senha de uma planilha do Excel, caso você perca o acesso.

Como visto, em apenas 8 passos você não corre o risco de perder o seu trabalho ou projeto pelo simples fato de esquecer ou perder a senha de acesso.

Mas quando se percebe essa falha de segurança, dentro de um ambiente corporativo, isso pode tornar um grande problema indo ao confronto com a LGPD.

Basicamente, o Excel não foi projetado em termos de segurança da informação para tarefas como de contabilidade, controle de estoque, inventários e entre outros. Quando utilizado demais, o Excel produz dados cheios de erros e consome o tempo dos funcionários, tudo sem fornecer uma trilha de auditoria adequada ou algum tipo de segurança para os dados contidos na planilha.

Esse tipo de problema acontece quando a empresa começa a crescer, onde mais dados são inseridos nas planilhas, mais pessoas possuem acesso.  Nesse momento, o uso de planilhas começa apresentar riscos à integridade das informações de uma empresa.

Atualmente, existem ferramentas no mercado especialmente para tratar os dados com total segurança e compartilhar as informações sem que haja vazamento de dados, como por exemplo: Qlik Sense e Power BI.

O Business Intelligence (BI) é uma ferramenta de análise mais poderosa do mercado atualmente e com ela é possível elaborar análises e relatórios rápidos, dos mais simples aos mais complexos.  Mas isso não quer dizer que ela é complexa, muito pelo contrário.

A ferramenta de BI permite a conexão com centenas de fontes de dados e automatização de relatórios, simplificando a preparação e a análise de dados para obtenção de Insights em que é possível produzir belos relatórios e publicá-los para que a sua empresa possa utilizá-los na Web e dispositivos móveis.

Além da vulnerabilidade de segurança, confira alguns motivos para você trocar o Excel para uma ferramenta de BI:

  • Automatização de tarefas de estruturação e manipulação de dados sem precisar saber de programação, tudo com o mouse;

  • Programação de atualização automática dos Dashboards;

  • Suporta grandes bases de dados;

  • Maior segurança por restringir os dados de acesso de acordo com o usuário;

  • Compartilhamento online dos Dashboards, de forma segura, onde somente os usuários que você deseja terão acesso;

  • Versão Web com possibilidade de acesso pelo celular para você acompanhar seus indicadores de qualquer lugar do mundo;

  • Conexão à inúmeros tipos de fonte de dados;

  • Filtragem cruzada entre os visuais de um relatório e entre outros.

Ficou interessado?

Converse com um dos nossos especialistas através do e-mail contato@mindtek.com.br

Quer receber conteúdos exclusivos sobre tecnologia, análise de dados e tendências? Inscreva-se em nossa newsletter