Data Mart (DM) é um banco de dados que representa um segmento de um Data Warehouse (DW) que pode ser representado como um subconjunto de dados dentro do conjunto do DW, que possui regras de negócios e cálculos específicos.

Enquanto o DW é criado para servir como o armazenamento central de dados para toda a empresa, o Data Mart atende à solicitação de uma divisão ou função comercial específica.

Com base em seus requisitos, as empresas podem usar vários Data Marts para diferentes departamentos e optar pela consolidação de um repositório de dados central mesclando diferentes DM.

Características do Data Mart

  • Um DM usa um esquema em estrela para projetar tabelas;
  • Projetar e usar um Data Mart é comparativamente mais fácil devido ao seu tamanho pequeno (menos de 100 GB);
  • Um DM tem dimensões menores e os dados são integrados a partir de um número menor de origens;
  • Um Data Mart carrega dados relacionados a um departamento, como RH, marketing e finanças, etc.

Tipos de Data Mart

Data Mart dependente: criado a partir de um DW corporativo existente. A análise pode ser feita como visualização lógica ou por subconjunto físico.

Data Mart Híbrido: combina dados de um DW existente e outras fontes de dados de origem.

Data Mart independente: criado sem o uso de um DW. Concentra-se em uma área ou assunto. É uma boa solução para objetivos de curto prazo, pois são mais fáceis de projetar e desenvolver.

 

  “O Data Mart pode ser considerado como um Data Warehouse pequeno, de implementação rápida focado nos dados de uma área específica e orientado a soluções de problemas de negócio específicos.” – Patricia Seybold

 

Quer conhecer mais sobre a ferramenta?

Converse com um dos nossos especialistas através do e-mail contato@mindtek.com.br