Hoje vamos falar um pouco sobre gerenciamento de vendas em plataformas Marketplace. No passado, falar sobre isso dentro de uma organização era visto com algo negativo e que demandava tempo para corresponder a demanda do consumidor digital e que muitas vezes quem se arriscava saia no prejuízo.

Mas, atualmente, investir em uma plataforma Marketplace se tornou essencial para as organizações manterem mais proximidade com o seu consumidor. No cenário atual, o Marketplace é considerado o fenômeno das plataformas de vendas no Brasil.

Contudo, para as organizações que já possuem seu próprio e-commerce e processos operacionais, desde a oferta do produto até a entrega ao consumidor, falar sobre Marketplace pode ainda soar estranho no ouvido de alguns gestores.

Durante o período da pandemia covid-19, o Marketplace obteve um crescimento estrondoso, tornando-se o “shopping do consumidor”. As empresas que já ofertavam seus produtos dentro dessas plataformas viram-se diante de uma grande procura pelo seus produtos e, em alguns casos, faturando mais do que em seu próprio e-commerce.

O motivo das vendas são as estratégias de marketing das plataformas para os seus produtos e a sólida carteira de clientes de consumidores, que preferem recorrer a alguma plataforma Marketplace, como exemplo: Privalia, Dafiti, Mercado Livre, Submarino, Amazon, entre outras.

Se o Marketplace é uma plataforma auto gerenciável, por que devo me preocupar com o acompanhamento em tempo real das vendas?

Atualmente, as plataformas de lojas virtuais e os MarketPlaces têm oferecido o compartilhamento ou a exportação de informações simultâneas do seu site. Ao anunciar um produto, você tem o poder de escolher se ele será anunciado em outro veículo e quais informações serão compartilhadas

O acompanhamento das vendas simultaneamente permite o controle mais preciso do estoque e o gerenciamento por meio de um único canal – o que vai permitir que a execução de processos seja ágil e integrada.

Assim, você evita ficar entrando e saindo de sistemas diferentes para acompanhar as informações e realizar a administração. Contudo, é importante quando uma organização tem o interesse de ingressar nas plataformas de Marketplace é de suma importância, aplicar uma estratégia de acompanhamento interna em que os gestores podem ter uma visão holística dos seus produtos, saídas, devoluções e entre outros do seu operacional, seja por meio da própria plataforma de e-commerce ou Marketplace. Assim você elimina o gasto do tempo com ajuste manual de quantidades, ruptura de estoque, alinhamento de novas promoções e etc.

Gerenciamento Simplificado e simultâneo

Para que isso ocorra é preciso contar com um sistema de ERP que corresponda às necessidades da organização e garanta que o relacionamento entre as plataformas seja fluído, garantindo que o faturamento, emissão de notas fiscais e processamento de pedido, sejam elas realizadas pelo seu e-commerce ou Marketplace.

Estratégia orientada a dados

Em um dos nossos clientes do segmento de Varejo, a equipe de analistas de dados da Mindtek percebeu a necessidade de criar uma aplicação de Business Intelligence (BI) com as informações das plataformas do próprio e-commerce da organização e do marketplace através ferramenta plugg.to foi integrado com aplicação de BI tornando possível uma visão geral das vendas.

Os recursos presentes dentro da aplicação de BI permitem aos usuários de negócios terem uma visualização detalhada das vendas, produtos e quais plataformas os consumidores estão buscando pelos seus produtos com painéis interativos que exibem desde o valor do pedido até as taxas de retenção concedendo mais autonomia na tomada de decisão dos gestores internos quanto a promoção e foco no atingimento das metas.

Novos Insights à apenas alguns cliques

Tenha acesso a insights com apenas alguns cliques, onde seus gestores podem personalizar as promoções nas plataformas e aumentar o valor do seu comercial, permitindo mais satisfação ao poder de compra do seu cliente.

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