Hoje, 08 de março de 2021 é um dia simbólico que marca a luta e reivindicação por direitos das mulheres, contra o sexismo e a desigualdade em relação aos homens há mais de um século: O Dia Internacional da Mulher.

Como parte importante da força no desenvolvimento da ciência e tecnologia, a contribuição feminina para inovação tecnológica é imensurável. Desde 1843, quando Augusta Ada King criou o primeiro programa de computador, mulheres vêm revolucionando e ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado da tecnologia e ciência. 

Com isso, trouxemos uma pesquisa realizada pelo Instituto Thoughtworks, entre o mês de novembro de 2018 e março de 2019, levantou dados sobre os perfis dos profissionais de tecnologia do Brasil.

dados estatísticos da mulheres na tecnologia

Observamos que  dentre os profissionais da TI as mulheres já atuam 31,7% dos cargos, e mesmo com o crescimento das mulheres no segmento, ainda existem muitas barreiras para enfrentar e uma dessas barreiras você pode observar no gráfico abaixo, que começa pelo início nos estudos no segmento da tecnologia:

dados estatísticos da mulheres na tecnologia

Entre os pesquisados, 57% das pessoas iniciaram sua carreira na tecnologia em centro de ensino formal mas ainda há um grande percentual que começam a aprender de forma livre; e em relação as mulheres, pessoas do sexo masculino possuem maior índice de escolaridade.

dados estatísticos da mulheres na tecnologia

Dentro das organizações, em 64,9% dos casos, as mulheres representam no máximo 20% das equipes de trabalho em tecnologia. Os principais cargos e áreas ocupados pelas mulheres nas equipes de tecnologia são: desenvolvedora, analista, gerência, project, tester e design.

Esse percentual de cargos ocupados por mulheres na TI, poderia crescer, pois não é por falta de capacitação, pois de acordo com a ATN (Associação Telecentro de Informação e Negócio), 36.300 mulheres formadas na área buscam colocação no mercado de trabalho.

Iniciativas como o curso da ATN podem ser ferramentas para combater o machismo que infelizmente ainda acontece na área, ao qual é um dos principais motivos pela pequena presença feminina no segmento.

Segundo o estudo realizado pela CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), no campo acadêmico as mulheres já representam 60% desse universo, e com isso especialistas esperam que em breve tenha uma crescente ocupação em cargos na área da TI.

Saiba Mais:

Em nossa equipe, o percentual de mulheres atuantes em cargos de auxiliares, técnicas e lideranças passa dos 50%, comparado com os homens. Esse número crescente demonstra a seriedade em nosso processo seletivo e no plano de carreira. Conheça mais sobre a Mindtek.

Confira nosso blog e descubra mais sobre a Mindtek:

Qlik Sense: Aprenda a fazer um gráfico de treliça (Trellis container)

By |maio 18th, 2021|Categories: Destaque na Home, Qlik Sense|

Você pode usar o contêiner de treliça para mostrar

Comentários desativados em Qlik Sense: Aprenda a fazer um gráfico de treliça (Trellis container)

4 dicas fundamentais para estruturar uma área de BI

By |maio 11th, 2021|Categories: BI, Big Data, Consultoria BI, Data Discovery, Destaque na Home|Tags: |

Muitas empresas planejam estruturar uma área dedicada à Business

Comentários desativados em 4 dicas fundamentais para estruturar uma área de BI

Receba conteúdos exclusivos mensalmente.

Inscreva-se na Newsletter #NewsMind

Por |2021-05-06T19:40:37-03:00maio 6th, 2021|Mulheres na Tecnologia, Destaque na Home|Comentários desativados em Mulheres na Tecnologia | Dados estatísticos no Brasil

Sobre o Autor:

Ir ao Topo