Durante muitos anos os gestores usam planilhas de Excel no controle orçamentário. No início era a melhor solução disponível, mas no cenário atual, elas não são mais tão eficientes. As planilhas escondem muitos erros e os riscos podem afetar seriamente a saúde financeira do negócio.

Atualmente, os gestores já encontram softwares de gestão disponíveis no mercado que são acessíveis para empresas de todos os tamanhos. Embora a ferramenta do Excel seja fácil de usar, não é adequada para processos complexos e que exigem integração com outros setores da empresa, como o planejamento orçamentário.

Usar somente o Excel como planilhas para a gestão empresarial é algo muito comum entre as empresas, principalmente as pequenas e médias. Porém, o Excel não é uma plataforma de gestão. Por esse motivo, ter os dados em uma aplicação desse tipo pode trazer riscos para o negócio, principalmente se a empresa estiver em crescimento.

Volume de Dados

Quando a companhia vai crescendo e seus números aumentando, é muito difícil manter uma organização em nível profissional com a ferramenta. O risco da desorganização aumenta proporcionalmente com o volume de informações.

Riscos de alterações ou exclusões indesejadas de fórmulas, colunas ou até mesmo de planilhas é algo extremamente perigoso que é possível na gestão com Excel. Isso vai fazer com que o resultado de um relatório seja completamente alterado e talvez levará tempo até que se descubra o problema.

Integração de dados 

Mesmo em pequenas operações, costuma-se haver uma grande quantidade de dados que, se não estiverem integrados corretamente, podem fazer com que seja necessário a inserção de uma mesma informação mais de uma vez na hora de alimentar as planilhas, gerando retrabalho. Além disso, problemas na integração de planilhas podem gerar resultados errados sobre o seu negócio e atrapalhar na tomada de decisão.

O tempo gasto para conseguir extrair algumas análises de planilhas de gestão é algo que precisa ser considerado, pois nesse período o colaborador poderia estar desempenhando outra tarefa.

Segurança Frágil

Geralmente as planilhas são armazenadas na memória do computador e estão vulneráveis a vírus e extravios, podendo resultar em perda de todos os dados e vazamento das informações.

Além disso, pode ocorrer manipulações fraudulentas em arquivos de Excel, onde já resultaram em perdas de grandes quantias. A principal razão para isso é a falta de recursos para o controle e segurança, o que torna fácil alterar fórmulas e valores sem serem detectados.

Além disso, dados podem ser deletados propositalmente por profissionais insatisfeitos com a empresa. Como eles não podem ser descobertos, essas ações podem ser executadas tranquilamente.

O ideal é que deixe de usar as planilhas de Excel no controle financeiro da empresa e modernize os processos com um software próprio para o trabalho. 

Como solução o P-POV (Plataforma de Enterprise Performance Management), você é capaz de ligar toda a estratégia da empresa com o seu planejamento, análise e previsão. Capaz de realizar auditorias internas de cada etapa do planejamento, gestão de indicadores e gestão de projetos.

Com a plataforma EPM também é possível integrar aos principais ERPs do mercado: SAP, Protheus, DataSul, RM e Senior.

A MINDTEK, juntamente com seu parceiro PLANNER SISTEMAS, oferece essa solução que é capaz de realizar um planejamento empresarial altamente flexível capaz de alinhar metas operacionais e financeiras de forma dinâmica em uma única solução. 

Para conhecer melhor, entre em contato com nosso comercial através do contato@mindtek.com.br e solicite uma demonstração.

Receba conteúdos exclusivos mensalmente.

Inscreva-se na Newsletter #NewsMind

Por |2023-01-20T14:23:34-03:00fevereiro 5th, 2021|Destaque na Home|Comentários desativados em Solução para controle orçamentário

Sobre o Autor:

Olá, sou Josafá Tavares, mas pode me chamar de "O Criativo no mundo da TI". Sou apaixonado por Tecnologia da Informação e tudo que envolve comunicação, design e marketing.

Política de Privacidade

Ir ao Topo