Nesse artigo traduzido do QlikCommunity, Chester Liu fala sobre um uso criativo do Qlikview, a ferramente de BI que não se restringe somente ao Business Intelligence.

 

“Quando me perguntam para que os clientes usam o Qlikview, costumo responder com os melhores discursos sobre relatórios dinâmicos, dashboards acionáveis, e análises que funcionam do jeito que sua mente funciona. Não há nada de errado com essas respostas – É realmente por esses motivos que a maioria dos clientes compram softwares de Business Intelligence, e Qlikview em particular. Na semana passada eu assisti a primeira Qlikview Technology Summit na área da Baía de São Francisco, onde interagi com centenas de clientes e do Qlikview e interessados. Um uso desenvolvido por um dos clientes Qlikview me surpreendeu.

Esse cliente trabalha para uma empresa de saúde. Ele me disse que suas enfermeiras usam Qlikview. Não é muito surpreendente, eu pensei comigo mesmo, como muitos hospitais utilizam Qlikview para analisar os dados do paciente. Ele, então, me contou como o Qlikview ajuda enfermeiros a diagnosticar pacientes. Enquanto o paciente descreve seus sintomas, os enfermeiros fazem seleções no aplicativo do Qlikview que apresenta, então, uma lista de possíveis diagnósticos, estreitando as opções cada vez que os enfermeiros fazem mais seleções.
Nossa! Este é o poder da experiência associativa do Qlikview no trabalho. Se você já foi num especialista em um hospital, você costuma preencher um longo questionário sobre seus sintomas. Isso não é prático pois maioria das perguntas não tem a ver com o motivo pelo qual se está lá. Usando o Qlikview, a enfermeira é capaz de rapidamente se direcionar ao problema porque todas as opções não relacionadas ficam acinzentadas assim que a enfermeira faz uma seleção.

Você pode notar que esse uso criativo do Qlikview, aparentemente apenas uma ferramenta de BI, nada tem a ver com gráficos, visualizações ou dashboards. E ao contrário dos chamados “sistemas experts”, onde enfermeiros seguem um caminho pré-definido de questões, de uma forma muito parecida com call centers, Qlikview permite que os enfermeiros sigam a linha de pensamento do próprio paciente baseado nas experiências de sua condição.”

Todos os Posts sobre Qlikview