Integre Protheus ERP com Power BI sem complicações

Explore a facilidade com que você pode combinar o Protheus ERP com Power BI junto ao seu financeiro. Uma solução que vai te ajudar na tomada de decisão com acesso a relatórios em tempo real.

Sabemos que dentro das empresas o controle financeiro é realizado a partir de um ERP ou até mesmo vinculado a planilhas paralelas. Logo, a análise de dados por meio dessas ferramentas é engessada e não corresponde à necessidade dos gestores.
A integração do Protheus ERP com Power BI facilita a análise de contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa em tempo real, pois o departamento financeiro não pode esperar a extração de dados e confecção de planilhas para tomar as decisões diárias.

Com isso,  o Power BI mantém os gestores atualizados através de alguns cliques, concedendo informação de forma rápida e intuitiva.

protheus e power bi _ planejamento financeiro

Com Protheus e Power BI é possível desenvolver algumas aplicações, dentre delas:

  • Contas a receber
  • Contas a pagar
  • Razão contábil
  • Gerencial
  • P&I
  • Comparativo
  • Fechamento de contas a pagar
  • Fechamento de contas a receber

Confira abaixo um modelo de como a Integração com Protheus e Power BI pode ajudar o seu negócio

Contas a receber

protheus e power bi

Dentro da aplicação contas a receber temos integração com fontes ERP’s e planilhas gerenciais onde são consolidadas todas as informações neste dashboard e subdivididas em abas:

  • Dashboard Nacional: Resumo das contas a receber nacionais com informações sobre o que está acontecendo, o que está programado ou baixado.
  • Dashboard Internacional: Resumo das contas a receber internacionais com informações sobre o que está programado ou baixado.
  • Aberto Vencimento – Moeda Nacional: Informações sobre contas a receber nacionais que estão em aberto baseados no vencimento.
  • Aberto Vencimento – Moeda Internacional: Informações sobre contas a receber internacionais que estão em aberto baseados na data de vencimento.
  • Aberto Emissão – Moeda Nacional: Informações sobre contas a receber nacionais que estão em aberto e baseados na data de emissão.
  • Aberto Emissão – Moeda Internacional: Informações sobre contas a receber internacionais que estão em aberto e baseados na data de emissão.
  • Baixado: Informações sobre valores baixados
  • Receitas Antecipadas: Informações dos valores sobre serviços prestados de forma antecipada.

Contas a pagar

Nessa aplicação de contas a pagar temos 12 dashboards que estão resumidos nesta tela principal, como pode ser visto na imagem acima. A integração dos dados também é realizadas por meio de planilhas e ERP’s.

Confira resumo do conteúdo presente nesta aplicação:

  • Dashboard: Resumo das contas a pagar com informações sobre o que está programado ou baixado.
  • Monitoramento de grupos de acordo com o tipo de pagamento tendo duas visões: uma por quantidade e outra por valor.
  • Internacional: Resumo das contas a pagar com informações detalhadas e específicas do que está em aberto.
  • Em Aberto – Moeda Nacional: informações sobre contas a pagar nacionais que estão em aberto.
  • Baixado: Informações sobre valores baixados.
  • Pagamento Antecipado (PA): informações dos valores baixados sobre serviços prestados de forma antecipada.
  • Contabilização por fornecedor: valores contabilizados e agrupados por fornecedor, mês/ano.
  • Visão Contábil de aplicação.
protheus-contas-a-pagar

Razão Contábil

protheus-razao-contabil

Nesse dashboard temos a visão do livro razão onde estão os dados cronológicos de todas as transações registradas no livro diário e organizadas individualmente, onde é possível apurar saldos e os resultados de despesas ou receitas.

Como pode ser observado, a aplicação de BI financeiro está pronta para ser integrada com todos os sistemas de gestão empresarial, como Protheus, SAP, Microsoft Dynamics, Alterdata e outros.

Para obter essa solução em seu negócio, conte conosco! Isso porque a MINDTEK oferece ao mercado o melhor custo-benefício e o maior Retorno Sobre o Investimento (ROI) na área de Business Intelligence.

Isso é possível porque os projetos são divididos em módulos (iterações) e as entregas mais relevantes e com maior valor para o cliente são priorizadas.

A aplicação de BI financeiro permite que aos gestores financeiros decidirem os próximos passos com base na análise detalhada e ágil de informações provenientes de vários setores, passando pelo operacional até o contábil, colocadas de maneira simples e dinâmica em interfaces gráficas que podem ser acessadas em dispositivo móvel, a qualquer hora, em qualquer lugar, em um dashboard orientado às necessidades da área financeira.

Obtenha mais independência e novos insigths

Relatórios produzidos normalmente em planilhas Excel, que podiam levar dias e até meses para serem analisados separadamente por uma equipe de TI, com o BI Financeiro integrado ao ERP a produção de relatórios é feita em poucas horas, todas as informações são inter-relacionadas e podem ser acessadas e interpretadas pelo gestor financeiro da empresa em poucos minutos, com total independência da equipe de TI.

A utilização do BI Financeiro associado ao ERP permite também que se descubram aspectos importantes, não apenas do setor financeiro, mas de outras áreas da empresa, por meio de uma percepção global, que vai do nível mais abrangente do negócio ao mais detalhado, em uma única plataforma. Isso permite uma análise dos dados de vendas e dos clientes mais apurada e um direcionamento mais eficiente das equipes.

  • Análise e planejamento financeiro
    com a integração e visualização das informações de vários departamentos em uma única e simples interface, permitindo a análise de indicadores financeiros de clientes, áreas de negócio e regiões geográficas e a simulação de cenários futuros. Compartilhamento de conhecimento, tomada de decisão e criação de checkpoints para serem utilizados em reuniões futuras.
  • Melhora do fluxo de caixa
    por meio da utilização de dados em tempo real e da transparência e visibilidade dos relatórios de contas a receber. Identificação de clientes inadimplentes por meio de pesquisas por período, área de atuação ou outros filtros, antecipando cobranças de acordo com as tendências identificadas.
  • Gerenciamento de despesas
    por meio da identificação de oportunidades de redução de custos e de um melhor entendimento sobre orçamentos, possíveis desvios e identificação de tendências. A localização de “pontos fora da curva” pode ser feita em tempo real, de forma simples e rápida.
  • Governança e redução de riscos
    pela geração de relatórios mais confiáveis, no momento certo e para as pessoas certas. Acesso e análise em tempo real dos dados financeiros, com segurança e independência do departamento de TI, disponíveis 24h, todos os dias, na WEB. Também é possível configurar o envio de relatórios por e-mail, assim como alertas em caso de determinados indicadores estarem abaixo do planejado.

Conheça mais sobre a integração com Protheus ERP e Power BI e como podemos personalizá-lo para o seu negócio?

Entre em contato conosco através do e-mail contato@mindtek.com.br