Aprenda a utilizar o Python no Excel
Se você está inscrito no programa Microsoft 365 Insider Program, você já consegue aproveitar a funcionalidade Python diretamente no Excel. Com essa integração, você vai poder criar gráficos, realizar análises avançadas e até mesmo trabalhar com Machine Learning sem complicações.
A grande novidade é a função chamada “py” que permite escrever e executar códigos Python diretamente no Excel.
Utilizando Python no Microsoft Excel
Para iniciar a utilização do Python no Excel é necessário selecionar uma célula, acessar a guia Fórmulas na faixa de opções e selecionar a opção Inserir Python. Dessa forma, o Excel será informado de que deseja escrever uma fórmula em Python na célula selecionada.
Caso essa opção não esteja habilitada para você é provável que a Microsoft ainda não tenha disponibilizado o recurso para todos os usuários e será necessário se inscrever no programa “Microsoft 365 Insider Program”.
Ao selecionar “Inserir Python” fará que o campo para inserir fórmulas do Excel se torne um campo de texto para inserir código python:
Criando variáveis dentro do Python
Dentro do campo de texto que aparece, você pode escrever o código como faria em qualquer editor Python. Vamos criar um exemplo básico para calcular o faturamento líquido de uma empresa:
O que aparece na célula?
Quando você insere este código e pressionar CTRL+Enter, o Excel exibe o valor final da última variável definida, neste caso, faturamento_liquido
Aqui estão duas coisas importantes a observar:
- Formatação de números: Se você escreve 20000.50 em Python, no Excel ele será exibido como 20.000,50 (seguindo o padrão de formatação local).
- Resultado final: A célula sempre mostra o último valor calculado. No exemplo acima, ela exibirá 15000, que é o valor de faturamento_liquido.
Alterar configuração do objeto
É possível definir a saída do Python no Excel. Confira na imagem abaixo, há essa opção que pode ser selecionada e alterada.
É possível escolher entre Objeto Python ou Valor do Excel.
Explorando mais funcionalidades
Depois de entender o básico, experimente usar bibliotecas Python como Seaborn ou Matplotlib para criar gráficos diretamente no Excel ou até funções avançadas de cálculo com NumPy e Pandas. Você pode, por exemplo, criar um gráfico de barras ou analisar grandes conjuntos de dados sem sair das planilhas.
Confira o artigo e conheça alguns bibliotecas Python: Como utilizar a linguagem Python para ciência de dados | Mindtek
Conclusão
O Python no Excel é um marco importante na integração de ferramentas de análise e automação dentro de um ambiente amplamente utilizado no mercado. Inicialmente disponível para usuários do programa Microsoft 365 Insiders e no sistema operacional Windows, a funcionalidade promete expansão para outras plataformas em breve, tornando-a acessível para ainda mais profissionais.
Se você teve dificuldades ou deseja suporte profissional no Excel, converse com um dos nossos especialistas através do e-mail contato@mindtek.com.br
Confira artigos relacionados:
Aprenda a utilizar o Python no Excel
Aprenda a utilizar o Python no Excel Se
3 recursos do Excel Copilot que você precisa conhecer
3 recursos do Excel Copilot que você precisa conhecer
Exemplos de como utilizar o Copilot no Excel
Exemplos de como utilizar o Copilot no Excel