Neste artigo vamos abordar sobre o exame de DA-100: Analyzing Data with Power BI.

Para tornar-se certificado em Data Analyst Associate é necessário  obter 70% dos acertos nas questões DA-100; Ter uma certificação com essa aumentará sua reputação acadêmica e concederá autoridade sobre essa tecnologia. A prova pode ser realizada tanto em ambiente online (Pearson VUE) ou presencialmente (nos centros credenciados da Microsoft).

A quem se destina a certificação? 

Não existem pré-requisitos para a certificação, basta somente ter a sua conta da Microsoft e realizar o pagamento da taxa de inscrição U$ 100. Caso você tenha acesso à plataforma Microsoft Ignite você pode ter acesso a vouchers promocionais. 

A avaliação é dividida em questões objetivas, estudo de casos e fórmulas DAX, sendo que pode variar dependendo do período que você irá realizar o exame. Para maiores detalhes sobre a ementa, clique aqui. Vale ressaltar que cada questão do exame possui peso diferente de aproveitamento, ou seja, não basta acertar 70% do número de questões. 

 

Confira a grade completa: 

  • Preparação de Dados
  • Modelagem de Dados 
  • Visualização de Dados
  • Análise de Dados Analyze the data
  • Desenvolvimento e Manutenção de entregas

 

Segundo os especialistas da Mindtek o caminho das pedras é compreender como funciona a plataforma Power BI para diferentes casos. Não recomendamos ficar decorando questões de simulados.

 

Abaixo você pode conferir alguns links úteis para estudos:

Microsoft Learn 

Learn Data Insights

BI Consulting Pro  (Playlist DA-100 Exam)

Aqui no nosso site você pode realizar o Download do Power BI Desktop gratuitamente.