O Data Catalog é capaz de trazer clareza, precisão e velocidade no acesso aos dados de sua empresa.

Uma ferramenta que é capaz de gerenciar metadados que as empresas utilizam para catalogar os dados em seus sistemas operacionais. Um dos benefícios típicos incluem melhorias na descoberta de dados, governança e acesso. 

Além disso, é importante a empresa se preocupar em ter um Data Catalog, pois irá fazer o pessoal compreender os dados suficientemente para responder às perguntas de negócios, mais precisão e velocidade que traz maior competitividade dentro do mercado.

Existe alguma melhor ferramenta de Data Catalog?

A melhor ferramenta para o seu negócio é aquela que ajuda a tornar as decisões mais orientadas a dados, ela deve se alinhar mais com as prioridades da sua organização e estratégias de dados. O Data Catalog deve capacitar sua força de trabalho para que possa obter mais informações dos investimentos tornando as decisões mais inteligentes rapidamente.

Caso a sua ferramenta não seja capaz de fazer isso, não é um Data Catalog pronto para o seu negócio.

Segundo a pesquisa Gartner, 2020:

“Um Data Catalog mantém um inventário de ativos de dados por meio da descoberta, descrição e organização de conjuntos de dados. Fornece contexto para permitir que analistas de dados, cientistas de dados, administradores de dados e outros consumidores de dados encontrem e entendam um conjunto de dados relevante com a finalidade de extrair valor para o negócio. ”

O Data catalog coleta e classifica dados de todas as informações dos mais diversos sistemas, são usados predominantemente por profissionais de dados mais experientes. 

Por que os líderes de dados precisam de um Data Catalog?

Os diretores de dados gastam 45% de seu tempo na criação de valor, 28% em economia de custos e eficiência e 27% na mitigação de riscos, de acordo com pesquisa do Gartner

Portanto, não é de se admirar que as empresas precisem de um Data Catalog para toda a força de trabalho, porque assim todos podem responder às perguntas de negócios com clareza, precisão e velocidade.

Então, o que está impedindo os líderes de dados e análises de quebrar o código e investir em um catálogo de dados? 

  • Dados

Do local à nuvem, a discos rígidos e laptops, os dados estão em quase todos os lugares. Dados confiáveis ​​e úteis são o núcleo dos negócios modernos; no entanto, alguns dados podem não ser totalmente precisos e as fontes de dados podem não ser conhecidas.

  • Análise

Apesar do uso de ferramentas analíticas, a análise é um processo de pensamento que ocorre predominantemente na mente das pessoas. Portanto, nada é documentado ou reproduzido. Você não pode ver as suposições, dados ou percepções por trás das descobertas que a análise gera. Para resolver esse problema, trate a análise como dados: arquive, catalogue e compreenda.

  • Pessoas

Quase todo mundo nas empresas trabalha com dados, mas cada pessoa opera em um nível diferente de alfabetização em dados. Portanto, para realmente alcançar uma cultura orientada a dados em sua empresa, os dados devem estar acessíveis a todos, não apenas aos profissionais de dados líderes.

Além desses recursos, é possível promover um gerenciamento colaborativo de dados e rastrear o uso das informações. Desta forma, garante-se o acesso ao conteúdo, incentiva-se a participação e, ao mesmo tempo, mantém-se o controle interno para evitar pessoas mal-intencionadas.

Com o objetivo de obter todos os benefícios que o Data Catalog oferece, é essencial implementar ferramentas eficazes. Elas devem possuir diversas funcionalidades, oferecer integração com os demais sistemas e, principalmente, permitir que as informações sejam acessadas rapidamente.

Logo, as empresas poderão criar um conceito de trabalho centrado nos dados. Garantindo, assim, processos mais eficientes e tomadas de decisão assertivas.

Conheça a ferramenta Qlik Compose que é capaz de explorar novas soluções com uma integração moderna. 

Inscreva-se na Newsletter #NewsMind

Confira mais conteúdos:

O que é Power BI e 6 razões para utilizá-lo em seu negócio.

By |dezembro 3rd, 2021|Categories: Uncategorized|Tags: , , |

O Microsoft Power BI é um pacote de serviços

Comentários desativados em O que é Power BI e 6 razões para utilizá-lo em seu negócio.

Qlik Application Automation: Uma solução “no code” para impulsionar insights por meio de workflows

By |dezembro 2nd, 2021|Categories: Qlik|Tags: , , |

Os Workflows do Qlik Application Automation podem acionar alertas,

Comentários desativados em Qlik Application Automation: Uma solução “no code” para impulsionar insights por meio de workflows

Big Data e Data Lake: Saiba quais são as diferenças entres eles.

By |novembro 30th, 2021|Categories: Big Data, Consultoria de Business Intelligence|Tags: , |

É notável que ainda alguns profissionais criam confusões com

Comentários desativados em Big Data e Data Lake: Saiba quais são as diferenças entres eles.
Por |2021-10-26T16:05:06-03:00outubro 20th, 2021|Data Catalog, Qlik Compose|Comentários desativados em Data Catalog | Como você deve avaliar uma ferramenta?

Sobre o Autor:

Política de Privacidade

Ir ao Topo