Obter informações sobre o comportamento do consumidor e ter uma visão holística do seu negócio é mais simples do que você pode imaginar.

Quem é gestor sabe a dor de cabeça compilar as informações de toda organização sem erros e de forma mais breve possível. Isso é uma tarefa que pode levar semanas para os usuários e as equipes de TI processarem todos os dados de diversas ferramentas e compilar estes dados para os gestores e demais partes interessadas, podendo ocasionar perda de faturamento e até mesmo erros que não poderão ser corrigidos por causa da demora nas análises e tomada de decisão.

O Business Intelligence (BI) tem a função de basear a tomada de decisão em dados mensuráveis que são extraídos de diversas ferramentas por meio da integração da API e, para uma empresa de varejo, a quantidade de dados é tão grande que torna difícil realizar uma análise de forma ágil e assertiva.

Utilizar as ferramentas de BI a favor do crescimento do seu negócio faz otimizar processos e a tomada de decisão com o aproveitamento de novos insights que a ferramenta concede e para agilizar o processo de implantação de uma área de BI & Analitycs dentro de uma empresa de varejo, a Mindtek, criou um plano de ação que, em poucas semanas, transforma as análises das informações do seu negócio por meio das aplicações de BI.

Esse plano foi desenvolvido a partir das análises baseadas por nossos especialistas de BI atuando em clientes e parceiros nacionais e multinacionais no segmento de varejo.

Nossa solução de varejo possui uma arquitetura informacional dividida em três setores: comercial, financeiro e estoque:

arquitetura informacional de business intelligence para varejo

Comercial

Desenvolvido a partir das necessidades de agilidade e abrangência analítica da área comercial com uma visão gráfica e dinâmica construída a partir da consolidação dos dados comerciais (Data Mart) vinculado ao LINX.

  • Nesse aplicativo é possível visualizar métricas anuais, mensais e diárias de cada loja física e/ou PDV;
  • Ações de demarcações (evolução das métricas: preço, número de atendimentos, faturamento, n° de vendas);
  • Usuários a níveis gerenciais têm acesso em tempo real às métricas.

Diário de Supervisores

Relatórios gerados a partir do Data Mart Comercial com acompanhamento das métricas de cada loja e franquias, onde os supervisores têm acesso diariamente às informações gerenciais através das ferramentas Nprinting ou MindReport, onde é possível por meio da seleção de dados filtrar e exportar para os formatos mais populares (PDF, WORD, EXCEL e POWER POINT). Isso ajuda a minimizar o tempo da geração de relatórios e compilação dos dados.

Produtos e Estoques

Com essa aplicação o usuário possui um maior detalhamento do produto onde será agrupado através de algumas especificações do produto, como por exemplo: cor, tamanho ou remessa, comparando o histórico mensal e abrangendo todas as principais métricas de vendas e estoque.

e-Commerce

Ao acessar a aplicação, o usuário de negócio pode observar as métricas específicas das vendas online (frete, marketplace e Omni Channel), tendo uma visão detalhada e analítica por variações de cada produto com visões comparativas e de fechamento anuais e mensais.

Equilíbrio de Estoque

Nessa aplicação é possível avaliar o equilíbrio do estoque por região, loja, agrupamento e produto. Uma visão 360° de todo o estoque das lojas, franquias e depósito, tendo a possibilidade de acompanhar os produtos que estão em trânsitos.

Alerta de Vendas

Em um único dashboard é possível verificar os produtos que estão sem venda superior a 30 dias ou de acordo com a estratégia de cada empresa;

Consultar as vendas através de agrupamento (linha, grupo, subgrupo) e produto com uma visão gráfica para analisar a criticidade (risco potencial de ativos).

Análise de Packs

É possível parametrizar por período, agrupamento e quantidade de dias analisados através de uma tela analítica comparando desempenho do pack atual x pack sugerido.

Vendas por tipos de pagamento

Aplicativo para o setor financeiro que tem como objetivo a análise da distribuição e acompanhamento dos meios de pagamento subdivididos por tipo e características.

Suporte ao ambiente informacional

Para cada empresa, uma necessidade.

Por mais que apresentamos a você um modelo de como podemos implementar um setor de BI & Analitycs em seu negócio de varejo, sabemos que cada empresa possui uma necessidade e estratégia que diferem de suas concorrentes, e por isso, após a implementação desse modelo damos o suporte de ambiente informacional em que se faz necessário o levantamento das necessidades e adaptações com objetivo do negócio.

Simplifique o seu negócio com a Mindtek.

Converse com um dos nossos especialistas e agende uma apresentação.

Nosso e-mail: contato@mindtek.com.br

.

Inteligência artificial com Business Intelligence para monitoramento de fluxo de pessoas nas lojas físicas

By |julho 2nd, 2021|Categories: BI Varejo|

Você sabe quantos visitantes estão frequentando a sua loja

Comentários desativados em Inteligência artificial com Business Intelligence para monitoramento de fluxo de pessoas nas lojas físicas

Business Intelligence: 08 aplicativos para varejo

By |junho 29th, 2021|Categories: BI Varejo, Business Intelligence para varejo, Destaque na Home|

Obter informações sobre o comportamento do consumidor e ter

Comentários desativados em Business Intelligence: 08 aplicativos para varejo
Por |2021-06-29T15:05:19-03:00junho 29th, 2021|BI Varejo, Business Intelligence para varejo, Destaque na Home|Comentários desativados em Business Intelligence: 08 aplicativos para varejo

Sobre o Autor:

Ir ao Topo