Muitas empresas têm migrado sua gestão de dados para as ferramentas de Business Intelligence.
Mesmo com a expansão da tecnologia no mercado corporativo, as pequenas e médias empresas utilizam e analisam dados através de relatórios extraídos das planilhas de Excel. Essa prática acaba trazendo desgaste no tempo de entrega dos relatórios e nos custos operacionais dos colaboradores responsáveis por analisar as planilhas e montar os relatórios.
O gerenciamento de dados dentro de uma organização é complexo e envolve habilidade de ter uma visão holística do negócio. E gerir essas informações por meio de uma série de planilhas pode ser perigoso e desgastante.
Veja dois principais motivos para não utilizar as planilhas do Excel para gerenciar dados:
- Veracidade dos dados:
Para começar o excel é uma ferramenta que gere os dados de forma manual e possui inúmeras fórmulas que nem todos os colaboradores têm conhecimento. E gerir os dados a partir dessas planilhas pode ocasionar erros e que dificilmente seriam identificados.
Como a ferramenta não disponibiliza uma hierarquia para definir os usuários que poderão editar o documento, isso a torna vulnerável. Além disso, as informações podem ser perdidas se algo ocasional acontece com as planilhas.
- Integração dos dados:
Não importa o tamanho da empresa, cada setor trabalha com um tipo de planilha para cada finalidade. Coletar informações de planilhas de setores diferentes e unificar em um só relatório acaba elevando alta demanda de trabalho.
Esse procedimento não favorece o desenvolvimento das tarefas e vai na contramão das tendências de negócios.
Se a sua empresa passa por esse dilema, qual seria a melhor solução de custo-benefício para automatizar a extração dos dados do Excel?
O que fazer diante desses problemas? Simples, automatize a ferramenta do Excel.
Hoje é possível centralizar os dados de uma empresa no mesmo software e gerenciar todas as informações facilitando a vida dos gestores, permitindo a eles terem autonomia para dar foco em outras demandas mais estratégicas.
O MindReport é uma solução desenvolvida pela Mindtek que gera relatórios avançados com a finalidade de automatizar processos e aumentar a confiabilidade das informações por meio da segurança criptografada.
Você gerencia em um só ambiente todas as planilhas da sua empresa de forma intuitiva e colaborativa.
Além da integração com a ferramenta do Excel, o MindReport permite que você extraia dados de ferramentas de BI, ERP, HTML e entre outros; podendo exportar os modelos de relatórios em PDF, Pacote Office, XML e HTML.
Deseja conhecer mais sobre essa nova solução da Mindtek?
Solicite uma apresentação através do email contato@mindtek.com.br