Muitas empresas têm migrado sua gestão de dados para as ferramentas de Business Intelligence.

Mesmo com a expansão da tecnologia no mercado corporativo, as pequenas e médias empresas utilizam e analisam dados através de relatórios extraídos das planilhas de Excel. Essa prática acaba trazendo desgaste no tempo de entrega dos relatórios e nos custos operacionais dos colaboradores responsáveis por analisar as planilhas e montar os relatórios.

O gerenciamento de dados dentro de uma organização é complexo e envolve habilidade de ter uma visão holística do negócio. E gerir essas informações por meio de uma série de planilhas pode ser perigoso e desgastante.

Veja dois principais motivos para não utilizar as planilhas do Excel para gerenciar dados:

  • Veracidade dos dados:

Para começar o excel é uma ferramenta que gere os dados de forma manual e possui inúmeras fórmulas que nem todos os colaboradores têm conhecimento. E gerir os dados a partir dessas planilhas pode ocasionar erros e que dificilmente seriam identificados.

Como a ferramenta não disponibiliza uma hierarquia para definir os usuários que poderão editar o documento, isso a torna vulnerável. Além disso, as informações podem ser perdidas se algo ocasional acontece com as planilhas.

  • Integração dos dados:

Não importa o tamanho da empresa, cada setor trabalha com um tipo de planilha para cada finalidade. Coletar informações de planilhas de setores diferentes e unificar em um só relatório acaba elevando alta demanda de trabalho.

Esse procedimento não favorece o desenvolvimento das tarefas e vai na contramão das tendências de negócios.

Se a sua empresa passa por esse dilema, qual seria a melhor solução de custo-benefício para automatizar a extração dos dados do Excel?

O que fazer diante desses problemas? Simples, automatize a ferramenta do Excel.

Hoje é possível centralizar os dados de uma empresa no mesmo software e gerenciar todas as informações facilitando a vida dos gestores, permitindo a eles terem autonomia para dar foco em outras demandas mais estratégicas.

O MindReport é uma solução desenvolvida pela Mindtek que gera relatórios avançados com a finalidade de automatizar processos e aumentar a confiabilidade das informações por meio da segurança criptografada.

Você gerencia em um só ambiente todas as planilhas da sua empresa de forma intuitiva e colaborativa.

Além da integração com a ferramenta do Excel, o MindReport permite que você extraia dados de ferramentas de BI, ERP, HTML e entre outros; podendo exportar os modelos de relatórios em PDF, Pacote Office, XML  e HTML.

Deseja conhecer mais sobre essa nova solução da Mindtek?

Solicite uma apresentação através do email contato@mindtek.com.br