Review dos aprimoramentos da Qlik (Agosto/24)
Neste artigo trazemos os principais recursos adicionados e aprimoramentos realizados pela Qlik no mês de Agosto/2024. Confira:
Expressões em rótulos de campo
Agora é possível usar expressões em rótulos de campo para dimensões que são detalhadas e cíclicas. Isso possibilita, por exemplo, ativar a tradução de rótulos em aplicativos que suportam vários idiomas.
Pesquisar e substituir no editor de expressões
Agora, os usuários têm a possibilidade de buscar e trocar texto no editor de expressões dos aplicativos Qlik Sense, assim como já fazem no editor de scripts e no editor de carregamento de dados. Uma nova função de “substituir tudo” foi adicionada, facilitando edições em larga escala em uma expressão complexa.
Gerenciamento de modelos de relatórios tabulares
Foi feita uma melhoria que permite que um modelo se conecte ao aplicativo de origem assim que for feito o upload. Antes, essa conexão precisava ser criada manualmente no suplemento Qlik para Microsoft Excel. Por exemplo, se um desenvolvedor de relatórios souber que um modelo funciona com um aplicativo e que uma cópia desse aplicativo está disponível em outro espaço ou locatário, ele pode carregar o modelo do aplicativo de origem diretamente para a versão alternativa do aplicativo e a conexão será estabelecida automaticamente durante o upload.
Estilo geral de gráficos agrupados
Os gráficos que ainda estão na visualização e no pacote de painel estão passando por um novo estilo geral. Isso inclui a formatação das fontes dos títulos, opções de cores, imagens de fundo, além de ajustes nas bordas e sombras.
Os gráficos que vão ser impactados por essa mudança são:
- KPI múltiplo
- Rede
- PL Pivô
- Radar
- Latada
- Cascata de variação
- Nuvem de palavras
- Animador
- Seletor de intervalo de datas
- Entrada variável
- Reprodutor de vídeo
Assinaturas no app com expressões dinâmicas
As assinaturas no aplicativo ficaram ainda mais eficientes com a adição de recursos de marcadores, que possibilitam o uso de expressões dinâmicas na elaboração de relatórios. Ao criar e compartilhar assinaturas, você pode utilizar a pesquisa de expressão para filtrar os dados durante a geração do relatório, levando em conta expressões de data, valores calculados e entre outros, resultando em relatórios mais precisos.
Espaço de dados compartilhado
Com a chegada do Qlik Talend Cloud, foi lançada a edição Starter, que visa facilitar a criação de conexões e projetos para replicação direta. Dentro dessa nova experiência, um espaço de dados chamado Default_Data_Space é criado automaticamente para cada locatário.
Esse recurso está disponível em todas as edições do Qlik Talend Cloud: Starter, Standard, Premium e Enterprise.
O Default_Data_Space será de propriedade do primeiro administrador que acessar o locatário e todos os usuários desse locatário terão automaticamente as seguintes permissões:
- visualizar
- consumir dados
- editar
- gerenciar
- operar
Melhorias na integração de dados do Qlik Talend
- Melhorias
Carregamento automático de novas tabelas em tarefas de replicação
Agora, as tabelas que são criadas no banco de dados de origem durante a replicação de dados e que seguem o padrão de inclusão serão automaticamente capturadas durante o CDC (captura de dados de alteração).
- Melhorias no Microsoft SQL Server (MS-CDC)
Manutenção do carimbo de data/hora e do ID da transação
Antes, ao processar várias transações do Microsoft SQL Server (MS-CDC), o Qlik Talend Data Integration apenas mantinha o ID da transação e o carimbo de data/hora da primeira transação. Isso fazia parecer que todos os registros pertenciam a uma única transação. Agora, o Qlik Talend Data Integration vai preservar o ID da transação original e o carimbo de data/hora para cada registro individualmente. Isso é vantajoso para os clientes que querem usar as colunas de ID da transação e carimbo de data/hora nas tabelas de alteração.
Ordem de bytes do ID de transação
Antes, os bytes do ID da transação eram codificados de forma invertida. A partir desta versão, os bytes serão codificados na ordem correta. Para os clientes que preferem manter o comportamento anterior é possível fazer isso usando parâmetros internos.
Suporte para autenticação SHA-2 em cache com MySQL
O Qlik Talend Data Integration agora suporta a autenticação conectável (caching_sha2_password) SHA-2 em cache ao trabalhar com fontes ou destinos do MySQL, seja localmente ou na nuvem. Nas versões anteriores, apenas a autenticação nativa (mysql_native_password) era suportada.
Mudanças no mapeamento de tipos de dados do Amazon Redshift
Os tipos de dados BYTES e BLOB agora serão mapeados para VARBYTE no Amazon Redshift, em vez de VARCHAR.
- Plataformas, endpoints e versões recém-certificadas
Fontes de dados
PostgreSQL 16.x
MySQL 8.1
IBM DB2 para z/OS 3.1
Plataformas de destino
PostgreSQL 16.x
MySQL 8.1
Databricks 14.3 LTS
Drivers
Driver ODBC do SQL Server 18.3
Fim do suporte
O suporte para as seguintes versões do banco de dados foi descontinuado:
Todas as versões e drivers do Oracle anteriores ao Oracle 19.x
Microsoft SQL Server 2014
MySQL 5.7
PostgreSQL 11
IBM DB2 para LUW 10.5
IBM DB2 para z/OS: z/OS 2.3
O que achou dessas atualizações?
Caso você tenha alguma dúvida ou deseja conhecer mais sobre o suporte estendido Qlik Sense converse com um dos nossos especialistas através do e-mail contato@mindtek.com.br
Review dos aprimoramentos da Qlik (Agosto/24)
Review dos aprimoramentos da Qlik (Agosto/24) Neste artigo