Destaques do Update Power BI Abril 2024 

A nova atualização do Microsoft Power BI já está disponível, baixe aqui, e com esse update há novos recursos excelentes.

Neste post, vamos destacar os principais recursos introduzidos no Power BI no mês de abril.

Gráfico de área 100% empilhada

O novo gráfico de área 100% empilhada já está disponível na galeria de visuais principais. Esses visuais mostram a porcentagem relativa de diferentes séries de dados em áreas empilhadas, onde o total sempre é igual a 100%. É ótimo para mostrar como cada série contribui para o todo e como elas mudam ao longo do tempo. Você pode encontrá-lo na galeria visual, na caixa de diálogo do objeto ou no painel de formatação, ao lado do Gráfico de Área Empilhada.

Aprimoramentos de linha

Conheça os novos recursos de controle de linha:

  • Ajuste a transparência da cor da linha em Linhas > Cores > Transparência.
  • Controle a cor e a transparência de cada série selecionando-as na lista suspensa “Aplicar configurações a”.
  • Use Monotone e o novo tipo suave Cardinal para controle total de linhas suaves.
  • Escolha entre as linhas de passo antes, central e depois para alinhar seu visual com sua história.

Aperfeiçoamento do mecanismo de perguntas e respostas no Copilot

É muito importante melhorar a forma como as perguntas e respostas são apresentadas para que possam abranger uma ampla variedade de questões sobre os dados. 

Quando você abrir um relatório com o visual de perguntas e respostas, se estiver usando o Copilot e já tiver adicionado sinônimos, você verá um banner pedindo para também adicionar relacionamentos com o Copilot.

Diferentemente dos sinônimos, os relacionamentos gerados pelo Copilot não serão usados para entender entradas de linguagem natural até que você os aprove. Portanto, certifique-se de aceitar aqueles que funcionam para o seu modelo!

Além disso, você pode aproveitar o Copilot para aprimorar o reconhecimento de termos no mecanismo de perguntas e respostas. Este novo recurso entra em ação quando você formula uma pergunta que envolve termos ou frases não reconhecidos pelo mecanismo, mas que podem se referir a entidades de dados, como tabelas ou colunas. O Copilot examinará esses termos ou frases desconhecidos em busca de correspondências plausíveis e, caso encontre alguma, retornará a resposta de forma visual, semelhante a como um sinônimo sugerido seria aplicado.

Este recurso não substitui os sinônimos; na verdade, quando você adiciona palavras semelhantes ao seu modelo de palavras, isso amplia o conjunto de elementos a serem comparados, resultando em um reconhecimento mais abrangente de termos nas perguntas e respostas e melhorando a precisão das correspondências. O recurso será automaticamente ativado quando você optar por obter palavras semelhantes com o Copilot e também pode ser ativado ou desativado manualmente nas configurações de sugestão na seção de palavras semelhantes dentro das configurações de perguntas e respostas.

Storytelling no PowerPoint 

  • Salvar conteúdo do Power BI como imagem

Foi adicionado um novo menu suspenso na parte inferior do suplemento, onde você pode escolher se deseja ver dados dinâmicos ou um instantâneo. 

Para os dados instantâneos, agora você tem duas opções:

Instantâneo público: qualquer pessoa que possa ver a apresentação pode ver a imagem.

Instantâneo: somente aqueles que têm permissão para exibir o relatório no Power BI poderão vê-lo.

Além disso, foi desativado o instantâneo padrão, para que a miniatura do slide não mostre a imagem por padrão (isso também se aplica quando você copia e cola o slide em um e-mail, por exemplo), mas somente depois que o suplemento é carregado e as permissões necessárias são verificadas.

  • Atualização automática contínua da apresentação de slides

O PowerPoint tem uma função que permite reproduzir uma apresentação continuamente. Isso é muito útil quando você quer mostrar informações em exibições públicas sem precisar interagir com o público.

No entanto, se a apresentação contínua tiver slides com o Power BI, os dados podem ficar desatualizados. Isso acontece porque o suplemento obtém os dados do Power BI quando o slide é carregado ou quando o usuário atualiza manualmente os dados.

Mas agora, com o novo recurso de atualização automática na apresentação de slides, você pode configurar o suplemento para extrair automaticamente novos dados do Power BI enquanto a apresentação estiver no modo de apresentação de slides. Isso garante que a apresentação sempre mostre os dados mais recentes.

Para ativar a atualização automática, vá para o rodapé do suplemento, selecione Opções de suplemento, escolha Configurações de apresentação de slides, marque Atualização automática na apresentação de slides e defina a frequência desejada.

  • Preenchimento automático do título do slide

Quando você insere o Power BI em um slide vazio que ainda não possui um título, ele fornece sugestões para o título do slide com base no conteúdo. O título pode ser o nome do relatório, o nome da página/visualização ou ambos. Basta escolher a opção desejada e clicar em Adicionar título.

Novo aplicativo de varredura de metadados Fabric 

O novo aplicativo Fabric de varredura de metadados é uma ferramenta útil para administradores que desejam catalogar e relatar os metadados dos itens de malha de sua organização. Com base nas APIs de scanner do conjunto de APIs REST de Administração do Fabric, esse aplicativo de exemplo facilita o processo de chamar a API do scanner.

O aplicativo de exemplo lida com todas as etapas necessárias para a varredura de metadados, incluindo autenticação, paralelismo, limitação e varredura incremental. Além disso, ele oferece um arquivo de configuração central que pode ser facilmente personalizado para atender às necessidades específicas do usuário. No momento, a autenticação é feita usando uma entidade de serviço e um token delegado.

Experimente o novo aplicativo de varredura de metadados de malha e simplifique o processo de catalogação e relatório dos metadados da sua organização. O aplicativo está disponível como um projeto de código aberto da Microsoft.

Assinaturas dinâmicas para Power BI e relatórios paginados

Agora você tem a opção de enviar assinaturas dinâmicas por destinatário para até 1000 pessoas diferentes, ao invés do limite anterior de 50 destinatários no modelo semântico do Power BI. Se você já possui assinaturas, elas serão enviadas automaticamente para até 1000 destinatários caso o seu modelo semântico do Power BI tenha muitas linhas de dados. Caso não queira enviar as assinaturas automaticamente, será necessário editar a assinatura. 

Painel Copilot no Power BI Desktop

Com a visualização atual, os usuários podem criar relatórios de forma mais rápida e fácil no Power BI Desktop. Agora, você pode abrir o painel Copilot no modo de exibição de relatório e pedir ao Copilot para:

  • Criar uma página de relatório – O Copilot irá criar uma página de relatório completa para você, identificando as tabelas, campos, medidas e gráficos que irão ajudá-lo a começar.
  • Resumir um modelo semântico – O Copilot irá ajudá-lo a entender o seu modelo semântico do Power BI resumindo os dados presentes no seu modelo.
  • Sugerir um tópico – O Copilot irá sugerir tópicos para as páginas do relatório.

O que achou dos novos recursos? 

Aproveite para conhecer os nossos serviços de consultoria em Microsoft Power BI, bem como outros produtos da Microsoft.

Deseja conhecer a ferramenta do Power BI? Realize o download em nosso site.