O que vem por aí no Power BI

A Microsoft continua inovando e aprimorando o Power BI e, em 2024, teremos muitas surpresas. Veja a seguir as novidades que estão sendo preparadas e que serão lançadas nos próximos updates deste primeiro trimestre.

Novo Power Query no Power BI Desktop

Uma ótima notícia para os usuários do Power BI Desktop: a partir de fevereiro, será disponibilizada uma nova experiência de uso do Power Query, baseada na versão online do Power Query, que conta com mais de dois anos de atualizações, melhorias e correções de erros.

A nova experiência do Power Query no Power BI Desktop oferece vários benefícios, como:

  • Visualização de diagrama
  • Plano de consulta
  • Indicadores de dobragem de consultas
  • Visualização de esquema
  • Funcionamento da correspondência difusa no Power Query

novo power query no power bi no desktop

Loop para compartilhamento de gráficos no Microsoft 365

Uma ótima notícia para os usuários do Power BI: a partir de março, você poderá copiar e colar seus gráficos do Power BI em documentos do Microsoft 365 com apenas alguns cliques. Basta clicar com o botão direito do mouse no gráfico que deseja copiar e selecionar a opção de copiar. Em seguida, você pode colar o gráfico em um documento do Word ou PowerPoint, onde ele permanecerá totalmente interativo. 

Essa funcionalidade de compartilhamento de gráficos é possível graças ao Loop, um SDK extensível que faz parte do Microsoft 365. O Loop permite que você copie facilmente do Power BI para outros documentos do Microsoft 365, preservando o comportamento de interatividade do Power BI. Assim, você pode criar apresentações e relatórios mais dinâmicos e atraentes com seus dados.

Cálculos visuais

Outra novidade que chegará em março é a funcionalidade de cálculos visuais no Power BI. Com ela, você poderá criar medidas e colunas calculadas em um visual, usando uma grade de dados que se parece com uma planilha do Excel. Você poderá digitar fórmulas simples ou avançadas na grade e referenciar outras células da mesma. Assim, você poderá fazer cálculos complexos, como soma acumulada, sem precisar usar DAX. Os cálculos visuais vão facilitar a exploração e a análise dos seus dados de forma mais dinâmica e interativa.

calculo visual power bi

Recursos de acessibilidade para visualização de modelo

A partir de março, a visualização do modelo terá novas funcionalidades para facilitar a acessibilidade, como modo de alto contraste, navegação pelo teclado, texto alternativo e outros. Essas funcionalidades vão ajudar os usuários a explorarem a aba de modelagem no Power BI e a realizarem operações de modelagem de forma mais prática e intuitiva. A visualização do modelo ficará mais acessível para todos os clientes.

Criação de relatórios com novas fontes de dados

Em março, o modo de visualização do modelo terá novos recursos para melhorar a acessibilidade, como alto contraste, navegação por teclado, texto alternativo e mais. Esses recursos vão permitir que os usuários naveguem pela guia de modelagem no Power BI e façam operações de modelagem de forma mais fácil e intuitiva. O modo de visualização do modelo ficará mais acessível para todos os usuários.

Na página Criar no serviço do Power BI, você pode criar relatórios e encontrar insights rapidamente sem precisar da modelagem de dados no Power BI Desktop. Agora, além de copiar e colar na página Criar no Power BI, você pode escolher tabelas de dados diretamente de arquivos comuns, serviços online e fontes de dados de banco de dados. O Power BI cria um relatório básico automaticamente para você começar a analisar ou criar relatórios.

Com esse novo recurso, vai ser adicionado mais fontes de dados à página Criar no serviço do Power BI, para que você tenha mais opções de criar relatórios rapidamente. Novas opções na página Criar incluirão a escolha de dados de fontes de dados de arquivos comuns, como Excel, arquivos CSV e SharePoint, além de serviços e bancos de dados online populares. Com essas opções, o Power BI gera o relatório automaticamente. Você não precisa copiar e colar os dados no Power BI nem se conectar aos dados usando o Power BI Desktop.

Criar serviço modelo semântico

A partir de março, você terá a opção de usar o serviço do Power BI para acessar seus dados organizacionais e criar um modelo semântico (um conjunto de dados do Power BI) com base nesses dados. Antes, a criação de modelos semânticos era exclusiva do Power BI Desktop.

A Microsoft está aprimorando a forma como os usuários podem criar modelos semânticos no Power BI como parte de nossa iniciativa para trazer a paridade do Power BI Desktop para a Web. 

Estamos muito animados com as novidades que estão a caminho. Queremos ajudá-lo a aproveitar ao máximo do Microsoft Power BI e outros serviços da Microsoft, oferecendo serviços de consultoria de alta qualidade e personalizados, agenda uma reunião para alinhamento de escopo de projeto enviando e-mail para contato@mindtek.com.br

Se você ainda não experimentou o Power BI, não perca tempo. Faça o download gratuito em nosso site e descubra como transformar seus dados em insights poderosos.