Qlik Sense SaaS: Confira as atualizações e aprimoramentos do mês de Novembro/2023

No mês de novembro, a Qlik apresentou uma série de aprimoramentos em sua plataforma que prometem revolucionar a forma como as empresas abordam a análise de dados. Essas atualizações são projetadas para atender às crescentes demandas dos profissionais de administração, análise e automação. 

Nova função: Usuário de análises incorporadas

Quando os clientes implementam o Qlik Analytics para seus usuários finais, eles têm a possibilidade de atribuir uma nova função de usuário incorporada, a fim de restringir o acesso desses usuários a qualquer interface do Qlik Cloud, exceto o aplicativo de análise. Essa medida contribui para a proteção adicional das implementações dos clientes em cenários integrados.

Nova extensão: Objeto de texto

O pacote Dashboard agora oferece um novo recurso de objeto de texto flexível. Com ele, é possível personalizar o estilo do texto com configurações avançadas, adicionar medidas e até mesmo inserir tabelas.

Chatbot personalizado com OpenAI

A nova seção de chatbot no conector OpenAI no Qlik Application Automation oferece suporte aos modelos GPT do OpenAI, permitindo que você execute prompts. Ao enviar relatórios por e-mail, você pode utilizar essa seção para gerar mensagens personalizadas adaptadas ao destinatário e aos KPIs específicos do aplicativo que são exibidos no relatório.

Conector: Amazon Bedrock

A integração do Amazon Bedrock com o Qlik Application Automation permite que sua automação interaja com os modelos de texto e imagem do Bedrock, enviando a saída do modelo para outros conectores de automação ou utilizando-a como entrada para outros modelos Bedrock. Por exemplo, você pode utilizar os modelos de texto para processar incidentes de suporte de ferramentas como ServiceNow ou Salesforce e gerar respostas personalizadas para sua equipe de suporte, enviando-as de volta para a respectiva ferramenta de suporte ou diretamente para sua equipe de suporte através do Slack das equipes da Microsoft.

Qlik Cloud Data Integration: Suporte expandido para conexões privadas

Para garantir a segurança e compatibilidade dos seus dados, é possível utilizar uma conexão privada. Além de simplificar o gerenciamento de rede, ela também aumenta a segurança da sua VPC (Virtual Private Cloud), sem a necessidade de abrir portas de firewall de entrada, dispositivos proxy ou tabelas de roteamento. O Qlik Cloud Data Integration já oferece suporte a conexões privadas com destinos de pipeline de dados Snowflake, Microsoft SQL Server e Amazon S3. Com essa nova versão, os clientes também podem utilizar conexões privadas ao mover dados para o Databricks, o Microsoft Azure Synapse, o Google BigQuery e o Amazon Redshift.

Qlik Cloud Data Integration: Suporte para replicação e aterrissagem do Lake

A nova funcionalidade de replicação é uma adição à capacidade existente de criar pipelines de dados para todas as suas necessidades de integração de dados, como a modernização do Data Warehouse.

O projeto de Replicação permite a replicação de dados em tempo real de fontes de dados compatíveis para um destino compatível.

Nesta versão mais recente, o primeiro destino que suporta a replicação de dados em tempo real é o Microsoft SQL Server. Além do suporte local ao Microsoft SQL Server, os seguintes provedores de nuvem também são compatíveis:

– Localmente

– Amazon RDS

– Google Cloud

– Microsoft Azure (Microsoft Azure Managed Instance e Microsoft Azure Database)

A replicação para o Microsoft SQL Server requer o Qlik Data Gateway – Movimentação de dados 2022.11.74 ou uma versão mais recente.

Os projetos de replicação também oferecem suporte para aterrizar dados em um Data Lake com a adição de uma nova tarefa chamada “Aterrar dados no Data Lake”. O processo de aterragem de dados realiza um carregamento completo no Data Lake a partir da fonte de dados selecionada, ao mesmo tempo em que entrega automaticamente os dados de alterações como novos dados em arquivos no Data Lake.

A aterrissagem no  Data Lake suporta a entrega de qualquer fonte de dados compatível (sejam aplicativos RDBMS ou SaaS) para o  Data Lake como arquivos formatados em CSV, JSON ou PARQUET.

Nesta versão, o primeiro destino que suporta a aterrissagem no  Data Lake em tempo real é o Amazon S3, com mais opções de armazenamento em nuvem a seguir.

Este é o primeiro de muitos destinos que suportam a replicação, segundo a Qlik. Fique atento para novos anúncios em breve.

Caso você tenha alguma dúvida ou deseje conhecer mais sobre o suporte estendido Qlik Sense, não hesite em entrar em contato com um de nossos especialistas. Eles estão à disposição para auxiliá-lo em contato@mindtek.com.br

Por |2023-12-29T11:27:37-03:00novembro 30th, 2023|Update Qlik Sense|Comentários desativados em Qlik Sense SaaS: Confira as atualizações e aprimoramentos do mês de Novembro/2023

Sobre o Autor:

Olá, sou Josafá Tavares, mas pode me chamar de "O Criativo no mundo da TI". Sou apaixonado por Tecnologia da Informação e tudo que envolve comunicação, design e marketing.

Política de Privacidade

Ir ao Topo