Qlik Sense SaaS: Confira as atualizações e aprimoramentos do mês de Agosto/2023

Neste artigo, você vai conferir as atualizações e recursos adicionados ao Qlik Sense SaaS durante o mês de Agosto/2023.

Novos blocos para o conector Stitch no Qlik Application Automation

Foram adicionados recentemente novos blocos ao conector Stitch no Qlik Application Automation, permitindo aprimorar ainda mais a funcionalidade da plataforma.

Entre as novas possibilidades, destacam-se a capacidade de iniciar um trabalho de replicação e obter logs detalhados do processo de replicação em andamento. Tais recursos são fundamentais para garantir a eficiência e a confiabilidade das operações realizadas na plataforma.

Renderizando GB em vez de GiB no Management Console

A unidade de medida utilizada para expressar a capacidade e os limites do Qlik Cloud é o GB (gigabyte), conforme apresentado na interface do usuário, documentação e descrição do produto. Cada GB, em sua representação binária, equivale a um GiB (1.073.741.824 bytes).

Novos conectores do Qlik Application Automation para o Qlik Cloud Government

Atualmente, o Qlik Cloud Government disponibiliza suporte aos conectores do Qlik Application Automation listados abaixo:

– KMS AWS

– PagerDuty

– OpenAI

– SugarCRM

Aplicativos de grandes substituem os aplicativos de capacidade dedicada e expandidos

A capacidade dedicada e os aplicativos expandidos foram substituídos por aplicativos de grande porte, os quais proporcionam maior facilidade no dimensionamento do sistema e aprimoramento das configurações dos espaços. Tal fato pode simplificar a forma como a organização lida com aplicativos e conjuntos de dados de maior magnitude.

Nova função de script integra atributos de locatário

Foi adicionada uma nova funcionalidade de script que permite a utilização de variáveis para aprimorar o monitoramento entre aplicativos e locatários, sem a necessidade de inserir manualmente IDs de locatários, nomes de locatários ou URLs no script. Para as implantações programáticas, o spaceId e o spaceName também são importantes. O novo script e função de expressão são os seguintes: Dual GetSysAttr(VariableName). As variáveis acessíveis neste escopo são: tenantId, tenantName, tenantUrl, tenantUrlAlias, tenantRegion, spaceId, spaceName e spaceType.

Aprimoramentos no Qlik Cloud Data Integration

Atualização de driver necessária para o destino Microsoft Azure Synapse Analytics

Clientes que realizam a transferência de dados para o Microsoft Azure Synapse Analytics devem atualizar a versão do driver ODBC do SQL Server para 18.x ou superior. É importante ressaltar que a continuidade do uso do SQL Server ODBC Driver 17.x pode resultar em erros de dados. A atualização do driver pode ser realizada por meio do utilitário de instalação do driver ou manualmente. 

Nova opção “Carregar dados da fonte” para origens de aplicativos SaaS

Foi introduzida uma nova opção denominada “Carregar dados da fonte”, que permite aos clientes lerem seus dados diretamente da fonte durante o Carregamento total, em vez de utilizar os dados armazenados em cache.

Use um único esquema de banco de dados de destino em várias tarefas de dados

Os utilizadores do Qlik Cloud Data Integration têm a possibilidade de partilhar o mesmo esquema de destino, desde que utilizem prefixos exclusivos para as tabelas geradas por essas tarefas.

Novo conector do AWS Key Management System (KMS) no Qlik Application Automation

O Qlik Cloud agora disponibiliza suporte para um conector AWS Key Management Service (AWS KMS), a fim de auxiliá-lo na gestão do ciclo de vida das chaves criptográficas utilizadas para proteger os dados do seu locatário.

O conector inclui os seguintes blocos:

– Adicionar tag à chave

– Cancelar exclusão da chave

– Criar alias

– Criar chave

– Excluir alias

– Excluir tag da chave

– Descrever chave

– Desabilitar chave

– Habilitar chave

– Listar alias

– Listar chaves

– Listar tags das chaves

– Política de colocação de chave

– Agendar exclusão da chave

– Atualizar alias

Novos blocos de provedor de chaves gerenciadas pelo cliente (CMK) para o conector do Qlik Cloud no Qlik Application Automation

Foram adicionados novos blocos ao conector do Qlik Cloud para oferecer suporte à automação de tarefas relacionadas ao ciclo de vida da chave de criptografia CMK, utilizando as APIs de gerenciamento do Qlik Cloud.

Os seguintes blocos foram incluídos no conector:

– Criação de provedor de chaves

– Obtenção de provedor de chaves por impressão digital

– Obtenção de detalhes da migração em andamento

– Redefinição de uma migração para o provedor Qlik

– Listagem de provedores de chaves

– Acionamento de migração

– Validação de provedor de chaves

Caso tenha alguma dúvida ou deseje conhecer mais sobre o suporte estendido Qlik Sense, converse com uma dos nossos especialistas através contato@mindtek.com.br