Qlik Sense SaaS: Confira as atualizações e aprimoramentos do mês de Julho/2023

Neste artigo, você vai conferir as atualizações e recursos adicionados ao Qlik Sense SaaS durante o mês de Julho/2023. Desde conectores avançados até aprimoramentos na personalização e integração de dados.

Oculte informações em gráficos de linhas com base em condições

Foram adicionadas novas opções de gráfico de linhas, possibilitando aos desenvolvedores a habilitação da alternância entre diferentes dimensões ou medidas no mesmo gráfico. A capacidade de adicionar uma chave de alternância simples, utilizando a expressão de condição de exibição, oferece aos desenvolvedores maior controle, aprimora a personalização e otimiza o espaço. Os usuários poderão desfrutar de uma economia significativa de tempo ao alternar entre as variáveis associadas aos dados do gráfico de linhas.

Novos conectores de aplicativos SaaS para aprimorar sua integração de dados com o Qlik Cloud

O Qlik Cloud Data Integration apresenta mais de 20 novos conectores que permitem a coleta de dados completos e incrementais de alguns dos aplicativos SaaS mais utilizados e populares. Devido ao crescente número de fontes de aplicativos em nuvem, a Qlik está desenvolvendo esses conectores, bem como quaisquer conectores futuros de aplicativos SaaS, utilizando APIs padrão e tecnologia de Inteligência Artificial (IA) generativa para agilizar o processo de desenvolvimento e garantir a integridade, segurança e confiabilidade dos dados da Qlik.

Os conectores estão disponíveis para todos os clientes do Qlik Cloud Data Integration (QCDI) mediante solicitação, para garantir que a Qlik possa trabalhar com você para maximizar a experiência de uso desses conectores. 

Esta versão inclui os seguintes novos conectores: Adobe Analytics, Adobe Marketo Engage, Coupa, Google Analytics 4, Jira, Microsoft Dynamic 365 CRM, Microsoft Azure Active Directory, Oracle Netsuite, Pendo, Percipio Reporting Services, Qualtrics, Salesforce, SAP Concur, ServiceNow, Shopify, SuccessFactors, Sugar CRM, SurveyMonkey, Twitter, WorkDay e Zuora.

Estilização de KPIs

Agora, o objeto KPI dispõe de uma ampla gama de opções de estilo, tais como rótulos de nome e valor, que proporcionam maior flexibilidade e personalização. As opções incluem a escolha da família de fontes, cor e estilo (negrito, sublinhado, itálico).

Novos formatos para visualização de estilos

A documentação do Qlik Cloud foi atualizada com novo conteúdo que detalha a estilização do texto, personalização do plano de fundo e ajuste de outras propriedades nas visualizações. O conteúdo foi adicionado a todas as visualizações que oferecem suporte às opções de personalização recém-adicionadas.

Novos blocos disponíveis para o conector Talend Cloud no Qlik Application Automation

Os novos blocos a seguir estão agora disponíveis para o conector Talend Cloud no Qlik Application Automation:

– Executar plano

– Obter configuração do plano

– Obter tarefas do plano

– Listar planos disponíveis

– Listar planos disponíveis para pesquisa

– Listar conjuntos de dados por tags para pesquisa

– Listar tabelas e exibições por conexão

– Listar logs de execução de tarefas

– Listar execuções de tarefas

– Pausar execução do plano

– Retomar execução do plano

– Parar programação de um plano

Suporte para conexões privadas no Qlik Cloud Data Integration

Está se tornando cada vez mais comum que as organizações optem por isolar suas plataformas de dados da Internet por meio de conexões privadas. Essas plataformas de dados não estão expostas à Internet, o que impede o acesso direto ao Qlik Cloud. Existem diversos tipos de conexões privadas, como o Snowflake AWS Private Link, em que a conectividade pública (via porta 443) é desabilitada, ou o Microsoft SQL Server (ou qualquer outro RDBMS) em execução em uma VPC que possua apenas um endereço IP privado.

Com a implementação do suporte a conexões privadas, as organizações podem realizar operações de ETL do Qlik Cloud Data Integration com segurança e eficiência (incluindo transformações e Data Marts) em plataformas de dados dentro de implantações protegidas.

Atualmente, esse recurso é suportado apenas com destinos SQL Server e Snowflake e requer o Gateway Data Movement 2022.11.70 ou posterior.

Suporte para destino do SQL Server no Qlik Cloud Data Integration

Agora há possibilidade de transferir dados de qualquer fonte compatível para uma implantação on-premises ou baseada em nuvem (Amazon RDS, Google Cloud, Microsoft Azure) do SQL Server. Os dados obtidos podem ser utilizados para executar operações de ETL mais adiante no pipeline de dados, tais como transformações e criação de Data Marts.

O novo destino do SQL Server pode ser acessado diretamente do Qlik Cloud ou através do Gateway Data Movement, caso não esteja exposto à Internet.

Novos recursos de glossários de negócios

Agora, os usuários podem definir quais aplicativos e conjuntos de dados estão relacionados a um determinado termo no glossário de negócios, incluindo itens mestres. 

Ao criar uma nova medida ou dimensão mestre, o usuário pode definir quais termos se relacionam ao item mestre. Além disso, se um gráfico usar um item mestre que tenha um termo de negócios associado definido, o usuário poderá ver a definição desse termo simplesmente passando o mouse sobre o rótulo do item mestre. Por fim, um link para quaisquer termos de glossário referenciados por itens mestres usados no gráfico foi adicionado à exibição de resumo da linhagem, disponível na maioria dos tipos de gráficos.

Governança Simplificada: Nova função que facilita as automações no Qlik Cloud

Conheça a nova função “Criador de Automação” para o Qlik Cloud, que concede a usuários selecionados privilégios CRUD para Automações no Qlik Cloud. Essa nova função foi projetada para fornecer às organizações controle e supervisão aprimorados sobre os processos de automação, capacitando usuários designados com acesso CRUD a automações e garantindo uma estrutura de governança estruturada.

Ao incorporar controles de governança expandidos, essa nova função ajuda as organizações a manter a responsabilidade, a conformidade e a segurança em suas práticas de automação.

A função “Criador de Automação” será habilitada por padrão em um novo locatário ao ser atribuída automaticamente ao grupo “Todos”.

Os administradores de locatários podem desabilitar a função removendo-a do “Grupo Todos”.

Caso tenha alguma dúvida ou deseje conhecer mais sobre o suporte estendido Qlik Sense, converse com uma dos nossos especialistas através contato@mindtek.com.br

Confira artigos relacionados:

Por |2023-12-29T12:02:00-03:00agosto 2nd, 2023|Uncategorized|Comentários desativados em Qlik Sense SaaS: Confira as atualizações e aprimoramentos do mês de Julho/2023

Sobre o Autor:

Política de Privacidade

Ir ao Topo