Destaques da atualização do Power BI Agosto 2023

Neste artigo, você vai conferir as novidades nas áreas de relatórios, modelagem, conectividade de dados e visualizações, incluindo suporte à escrita XMLA para conjuntos de dados de diretório e sincronização automática de réplica.

Novo alternador de layout

Foram adicionados novos botões que permitem uma alternância rápida entre os layouts da Web e dispositivos móveis durante o desenvolvimento de relatórios. Os referidos botões de alternância podem ser encontrados na parte inferior da tela, ao lado do navegador de páginas.

nova alternador de layout - destaques update power bi agosto 2023

Nova configuração de dimensionamento do intervalo de bolhas

Esta configuração oferece aos criadores de relatórios maior controle sobre como os tamanhos das bolhas (marcadores) respondem aos dados, tornando-os mais precisos ou distintos de acordo com a preferência.

Com a opção de magnitude, as áreas das bolhas seguem de perto as proporções dos dados. Com a opção de intervalo de dados, os limites de tamanho da bolha são mapeados para dados mínimos e máximos. A opção automática, que é a configuração padrão para novos relatórios, seleciona a opção apropriada com base nas características dos dados. 

Esta configuração pode ser ajustada no painel de formatação, Marcadores > Forma > Escala de intervalo para gráficos de dispersão ou Bolhas > Tamanho > Escala de intervalo para mapas.

Para relatórios criados em versões anteriores do Power BI, essas configurações são padronizadas como (Preterido) para gráficos de dispersão (que difere no tratamento de valores negativos) e Intervalo de dados para gráficos de mapa.

atualizaçoes power bi agosto 2023

Na figura acima, o tamanho de cada país representa a População Urbana, que também é mostrada no eixo y.

Redimensionamento e posicionamento para os menus no objeto

Agora, você não precisa mais se preocupar com nomes de campos longos que não cabem nos menus do objeto horizontalmente. A nova funcionalidade permite redimensionar os menus, tornando o seu trabalho muito mais fácil e eficiente. Não perca mais tempo tentando ajustar os menus manualmente, experimente agora mesmo essa nova funcionalidade e veja como ela pode facilitar a sua vida!

Também foi aprimorado a disposição dos menus no objeto, a fim de otimizar o espaço da tela. Anteriormente, quando um elemento visual se encontrava próximo à extremidade inferior da tela, o menu no objeto era demasiadamente reduzido, demandando a rolagem para visualização e utilização dos campos de preenchimento. Atualmente, o menu no objeto é deslocado para cima e se expande pela tela, permitindo a exibição dos campos de preenchimento sem a necessidade de rolagem.

Sub Seleções de formato no objeto nos modos Spotlight e Focus

Ao destacar um visual ou expandi-lo no modo de foco, agora você pode usar a formatação no objeto para sub selecionar e formatar estilos.

No modo de foco, pode ser desafiador identificar quando se está em modo de formatação apenas com a borda sutil. Com o intuito de solucionar essa questão, foi implementado um botão no cabeçalho para indicar de forma mais clara quando se está em modo de formatação e como sair dele, mantendo-se no modo de foco.

Nova experiência moderna de conectividade e descoberta de dados em Dataflows

Atualmente, os usuários dedicam um tempo considerável na busca pelos dados adequados, informações de conexão e credenciais corretas. Com a nova experiência Get Data, foi simplificada a navegação em diferentes artefatos do Fabric por meio do hub de dados OneLake. Essa experiência aprimorada tem como objetivo otimizar esse processo e aproximar você dos dados desejados de forma ágil e eficiente.

Suporte de gravação XMLA para conjuntos de dados Direct Lake

Agora, é possível utilizar suas ferramentas e scripts preferidos do BI Pro para criar e gerenciar conjuntos de dados Direct Lake. Seja por meio do SQL Server Management Studio (SSMS), Tabular Editor, DAX Studio ou outras ferramentas, é possível conectar-se aos conjuntos de dados Direct Lake por meio de endpoints XMLA e realizar operações como implantação, personalização, mesclagem, script, depuração e teste. 

Se tornou possível utilizar ferramentas como Azure DevOps ou GitHub para implementar controle de origem, versionamento e integração contínua para seus modelos de dados. É possível automatizar e otimizar seus processos de desenvolvimento e implantação. Além disso, é possível utilizar PowerShell ou APIs REST para automatizar tarefas como atualização ou aplicação de alterações em seus conjuntos de dados Direct Lake. 

O XMLA Write é extremamente poderoso e fundamental para a eficiência e produtividade da modelagem de dados.

Sincronização automática de réplicas para expansão de conjunto de dados

A Microsoft concluiu o desenvolvimento das APIs de configuração de expansão do conjunto de dados e finalizamos o recurso de sincronização de réplicas. A partir de agora, não é mais necessário habilitar o Scale-Out no nível do espaço de trabalho por meio de uma solicitação XMLA dispendiosa. O comando XMLA tornou-se obsoleto e não será mais funcional. Além disso, é possível habilitar o Scale-Out para cada conjunto de dados individualmente, utilizando a API REST do Power BI para conjuntos de dados. 

A sincronização manual de réplicas de leitura não é mais necessária para aproveitar as vantagens da sincronização automática de réplicas, que está habilitada por padrão. 

No entanto, é possível desabilitar a sincronização automática para sincronizar manualmente as réplicas de leitura/gravação e leitura de um conjunto de dados, a fim de garantir um controle mais preciso das atualizações.

Escolha o conteúdo inicial

Os utilizadores da aplicação móvel Power BI têm agora a possibilidade de escolher qual item deseja abrir automaticamente sempre que iniciam o aplicativo Power BI Mobile. Esta funcionalidade permite poupar tempo aos utilizadores que visualizam principalmente um item específico na sua aplicação móvel e que não pretendem perder tempo a navegar na página inicial do aplicativo. 

Para configurar um item de inicialização para si próprio, abra o item que deseja ver ao iniciar o aplicativo. Pode ser uma página de relatório específica, painel, scorecard, relatório em um aplicativo ou aplicativo inteiro. Quando o item estiver aberto, abra o menu Mais opções (…) no cabeçalho e selecione Definir como item de lançamento. Isso marcará o item como item de lançamento. Apenas um item por vez pode ser marcado como item de lançamento.

Os administradores também podem utilizar ferramentas de gestão de dispositivos móveis (MDM) para configurar remotamente um item de inicialização para um grupo de utilizadores (trabalhadores da linha de frente, por exemplo) para simplificar a sua experiência com a aplicação.

Os visuais publicados do AppSource geram leads no Partner Center e no CRM

Recentemente, os leads de clientes eram obtidos apenas por meio de downloads realizados pelos clientes no AppSource.com. Entretanto, agora é possível ter acesso a ainda mais leads por meio do Power BI, tanto na versão desktop quanto na versão web incorporada.

Para acessar esses novos leads, basta acessar o espaço de trabalho Referências no Partner Center. Nesse local, é possível visualizar todos os leads recebidos do Power BI, bem como aqueles provenientes do AppSource.com. Ademais, caso o CRM esteja conectado, os leads também serão exibidos nessa plataforma. Ao utilizar esses novos leads do Power BI, é possível potencialmente alcançar mais clientes e aumentar o crescimento do negócio. Portanto, é recomendável verificar regularmente o espaço de trabalho de referências e o CRM para se manter atualizado sobre os leads.

Barra combinada de detalhamento PRO por ZoomCharts

O Drill Down Combo Bar PRO da ZoomCharts oferece uma ampla gama de opções de personalização, permitindo que os criadores construam desde gráficos de barras regulares até gráficos de caixa. Este visual também oferece recursos poderosos de filtragem entre gráficos combinados com interações intuitivas no gráfico.

Entre as principais características, destacam-se a variedade de tipos de gráficos, incluindo colunas, linhas e áreas, além da personalização completa dos eixos X e Y, legenda, contorno e configurações de preenchimento. O empilhamento e clustering também são opções disponíveis, com escolha entre empilhamento normal, 100% proporcional ou baseado em zero. Os limites estáticos e dinâmicos podem ser configurados em até 4 limites.

Além disso, o Drill Down Combo Bar PRO é compatível com dispositivos multitoque, proporcionando a mesma experiência em dispositivos de entrada de mouse e toque.

Gráfico Sunburst da Powerviz

Conheça o Sunburst Chart da Powerviz, uma ferramenta de visualização de dados hierárquicos projetada para oferecer uma experiência intuitiva e eficiente. Com seu design de círculo concêntrico, é possível identificar facilmente as relações entre partes e o todo, obtendo insights valiosos para a tomada de decisões.

Entre as principais características, destacamos a personalização rica, que permite controlar o estilo de exibição, rótulos, círculo central, padrões de preenchimento e imagens dinâmicas. Além disso, oferecemos mais de 30 paletas de cores, incluindo opções seguras para daltônicos, e a possibilidade de filtrar facilmente os N superiores/inferiores por cada nível e mostrar as categorias restantes como “Outros”.

A formatação condicional é outra funcionalidade importante, que permite identificar facilmente valores discrepantes com base em regras de valor ou categoria. Estão disponíveis os recursos interativos, como zoom, detalhamento e filtragem cruzada para exploração detalhada, além de anotações, visualização em grade, condição de exibição e suporte de acessibilidade.

Fluxo de desempenho xViz por Lumel

O xViz Performance Flow da Lumel é uma visualização integrada de monitoramento de fluxo de negócios com uma árvore interativa de indicadores-chave de desempenho para casos de uso de gerenciamento de desempenho organizacional. Ele oferece insights sobre Pessoas, Locais, Processos e Entidades com Indicadores de Desempenho, Linhas de Tendência e Alertas Avançados sobre Metas, Métricas e suas Variações.

Confira a listagem completa da atualização:

Comunicação

Modelagem

Conectividade de dados

Serviço

Mobile

Desenvolvedores

Visualizações

O que achou sobre essa atualização? Aproveite para conhecer os nossos serviços de consultoria em Microsoft Power BI, bem como outros produtos da Microsoft.

Deseja conhecer a ferramenta do Power BI? Realize o download em nosso site.

Confira artigos relacionados:

Como o Microsoft Azure pode ajudar a melhorar a segurança dos dados da sua empresa?

By |abril 26th, 2024|Categories: Destaque na Home, Microsoft Azure|

Como o Microsoft Azure pode ajudar a melhorar a

Comentários desativados em Como o Microsoft Azure pode ajudar a melhorar a segurança dos dados da sua empresa?
Por |2023-08-24T14:42:58-03:00agosto 24th, 2023|Uncategorized|Comentários desativados em Destaques da atualização do Microsoft Power BI Agosto 2023

Sobre o Autor:

Política de Privacidade

Ir ao Topo