Qlik Sense Saas: Confira as atualizações e aprimoramento do mês de Junho/2023

Neste artigo, você vai conferir as atualizações e recursos adicionados ao Qlik Sense SaaS durante o mês de Junho de 2023. Desde conectores avançados até aprimoramentos na personalização e integração de dados.

Conectores OpenAI

O OpenAI Analytics Connector é uma forma de incorporar insights de Inteligência Artificial (IA) em gráficos e tabelas no Qlik Cloud Analytics. Ele pode ser usado como uma medida ou dimensão dentro de um objeto gráfico e também pode ser usado no carregamento de dados. Para usá-lo, é necessário ter uma conta OpenAI Platform e obter uma chave API.

 OpenAI para análises

Agora, os usuários podem utilizar dados em tempo real para incorporar conteúdo gerado por IA em seus aplicativos de análise, oferecendo contatos e insights de linguagem natural.

Com os novos blocos de conectores OpenAI, as organizações podem aproveitar a mesma potência da inteligência generativa em seus processos e fluxos de trabalho de automação de negócios. Isso significa que você pode obter informações valiosas, análises e respostas automatizadas em tempo real, impulsionando a eficiência e a tomada de decisões.

OpenAI para automação

O novo Conector OpenAI para Automação de aplicativos é uma ferramenta poderosa que auxilia os desenvolvedores a aprimorar seus fluxos de trabalho existentes com IA e conteúdo gerado por modelos de linguagem avançados. Com esse conector, é possível criar expressões, comandos ou scripts que agregam valor e eficiência aos aplicativos.

Os desenvolvedores têm a oportunidade de aproveitar a potência do OpenAI para agilizar processos e fornecer valor adicional de maneira rápida. Por exemplo, é possível utilizar a análise de sentimento para aplicativos de CRM e equipes de atendimento ao cliente, permitindo uma compreensão mais profunda das interações com os clientes e uma resposta mais adequada.

Aprimoramento no Qlik Cloud Data Integration

Google Cloud SQL para PostgreSQL 

Conector PostgreSQL, você tem a capacidade de mover dados em tempo real, utilizando a captura de dados alterados (CDC), de um banco de dados Google Cloud SQL para qualquer fonte de dados PostgreSQL compatível com o destino.

Para aproveitar esse recurso, é necessário ter o gateway do Data Movement versão 2022.11.42 ou posterior.

Com essa funcionalidade, você pode garantir que os dados estejam sempre atualizados e disponíveis em tempo real, permitindo uma integração perfeita entre o Google Cloud SQL e sua fonte de dados PostgreSQL.

Novas opções de estilo para legendas de gráfico do Qlik Sense

Novas opções de estilo para legendas, permitindo uma maior flexibilidade e personalização em seus gráficos. Essa nova funcionalidade de estilo de legenda está disponível para vários tipos de gráficos, incluindo gráficos de linha, barra, pizza, mekko, cascata, dispersão e distribuição.

Novos conectores Talent Cloud, SugarCRM e PagerDuty

Talend Cloud: você pode orquestrar tarefas de integração de dados e qualidade de dados diretamente no Application Automation. Aproveite as automações no Qlik Cloud para simplificar pipelines de dados e atender às necessidades de governança de dados em toda a sua organização.

SugarCRM: Esse conector permite integrar operações de vendas, marketing e gerenciamento de contas em seu ambiente de análise do Qlik Cloud, aprimorando a eficiência e a colaboração.

PagerDuty: Combine a capacidade corporativa de geração de relatórios de operações do PagerDuty com as análises e automações do Qlik Cloud para oferecer suporte a grupos de TI e operações de dados.

Controle de acesso para compartilhamento de Notas

O Qlik Cloud oferece aos usuários de Notas colaborativas mais opções de controle e compartilhamento, visando acelerar a adoção e o uso dessas funcionalidades. Uma nova atualização permite um controle de acesso mais detalhado, além de remover a capacidade de retornar uma nota do status público para o status compartilhado.

Essa melhoria garante que os usuários de notas tenham o controle necessário para compartilhar insights conforme desejado, sem o risco de alterações não autorizadas. 

Novas opções de estilos de mapas de árvore

O novo painel de estilo para o mapa de árvores amplia sua capacidade de personalizar a aparência de acordo com os padrões e preferências de organização, departamento ou estilo pessoal. Inclui tamanho de fonte, cor e opções de família para títulos, subtítulos e notas de rodapé. Você também pode escolher a imagem de fundo e a cor.

Ocultar ou mostrar medidas em um gráfico de barras com base nas condições

Foram adicionadas novas opções de gráfico de barras, possibilitando aos desenvolvedores de aplicativos alternar entre diferentes dimensões ou medidas no mesmo gráfico. Agora, os desenvolvedores têm a capacidade de adicionar uma chave de alternância simples utilizando expressões de condição de exibição. Isso oferece mais controle, melhora a personalização e economiza espaço no gráfico.

Descontinuação do Qlik Forts

Desde o dia 1º de junho de 2023, o Qlik Forts não está mais disponível para o uso e foi removido do Qlik Cloud.

Caso tenha alguma dúvida ou deseje conhecer mais sobre o suporte estendido Qlik Sense, converse com uma dos nossos especialistas através contato@mindtek.com.br