03 Destaques do Update Power BI – Abril 2023

O Power BI é uma ferramenta de análise e visualização de dados que ajuda as empresas a tomar decisões mais acertadas. Com o update de Abril 2023, o Power BI Desktop se tornou totalmente compatível com o Azure Virtual Desktop e o Windows 365.  A cada atualização, novas funcionalidades são disponibilizadas para os usuários.

Confira 03 destaques dessa nova atualização:

1. Strings de formato dinâmico para medidas e interações avançadas nos objetos

Agora é possível formatar medidas de forma dinâmica e flexível com base em seleções condicionais no Power BI! Antes, você só poderia fornecer à medida uma string de formato estática, como Moeda ou Número Inteiro. Com a novidade das strings de formato dinâmico, é possível criar essas strings usando expressões DAX, permitindo ajustá-las a diversos contextos dentro do relatório. Isso é especialmente útil para conversão de moedas. Para adicionar uma string de formato dinâmica a uma medida, basta clicar na medida no painel de dados e selecionar “Dinâmico” no menu suspenso Formato na faixa de opções da ferramenta de Medidas.

Para adicionar uma string de formato dinâmico a uma medida, clique na medida no painel de dados e, em seguida, na faixa de opções da ferramenta de Medidas, escolha “Dinâmico” no menu suspenso Formato.

Um novo menu suspenso aparecerá à esquerda da barra de fórmulas DAX e estará em “Formato”. Por padrão, qualquer string de formato estático correspondente ao menu suspenso Formato anterior será pré-preenchido para ajudar você a começar, mas você também pode excluí-lo e usar qualquer expressão DAX que desejar para a sua string de formato dinâmica. Aqui, o exemplo está buscando a string de ‘Currency’ [Formato da Moeda], conforme a expressão abaixo:

“\$#,0.00;(\$#,0.00);\$#,0.00”

Se você quiser voltar para a expressão DAX da sua medida, poderá alterar o menu suspenso à esquerda para “Medida”.

E, finalmente, se você quiser remover a string de formato dinâmico, volte para o menu suspenso Formato e escolha uma das outras opções disponíveis. Um aviso aparecerá, pois você não poderá desfazer essa ação.

As strings de formato dinâmico não são novas, e aqueles que estão familiarizados com grupos de cálculo no SQL Server Analysis Services, Azure Analysis Services e/ou Power BI usando ferramentas externas já devem conhecer os itens de cálculo que têm strings de formato dinâmico. Agora, esses mesmos padrões de DAX de string de formato dinâmico podem ser utilizados em medidas individuais no Power BI.

2. Novas funções DAX: RANK e ROWNUMBER

Essas funções retornam um número indicando a classificação para o contexto atual dentro da partição especificada, classificada pela ordem especificada. A diferença entre RANK e ROWNUMBER é que se houver um empate (ou seja, duas linhas recebem a mesma classificação atribuída), ROWNUMBER retornará um erro, enquanto RANK apenas irá atribuir a mesma classificação várias vezes. Observe que retornar um erro é um último recurso; ROWNUMBER tentará evitar isso encontrando o menor número possível de colunas adicionais necessárias para identificar exclusivamente cada linha e anexando essas novas colunas à cláusula ORDERBY. Somente depois de não conseguir identificar exclusivamente cada linha, ROWNUMBER retornará um erro.

Essas funções dependem das funções ORDERBY e PARTITIONBY.

No seguinte exemplo, temos uma lista de clientes e suas datas de nascimento. Eu adicionei as seguintes medidas no meu modelo:

RankByBirthDateSkip = RANK(SKIP, ALLSELECTED(DimCustomer), ORDERBY(DimCustomer[BirthDate]))
RankByBirthDateDense = RANK(DENSE,ALLSELECTED(DimCustomer), ORDERBY(DimCustomer[BirthDate]))
RowNumberByBirthDate = ROWNUMBER(ALLSELECTED(DimCustomer), ORDERBY(DimCustomer[BirthDate]))

Isso é a primeira parte do resultado:

Todas as medidas aqui retornam o mesmo resultado. No entanto, para clientes que compartilham a mesma data de nascimento, os resultados são diferentes:

Observe que Donald Garcia e Kayla Garcia compartilham a mesma data de nascimento. Usando RANK com o parâmetro de empates definido como SKIP (o padrão), eles recebem uma classificação de 41. O mesmo acontece quando se usa RANK com o parâmetro de empates definido como DENSE. No entanto, observe que o próximo cliente recebe uma classificação diferente (43 quando o parâmetro de empates é definido como SKIP e 42 quando definido como DENSE). Por outro lado, ROWNUMBER dá a Donald e Kayla uma classificação única (41 e 42), pois expande a cláusula ORDERBY para tentar identificar exclusivamente esses clientes e consegue fazê-lo.

3. Novos recursos para o pipeline de implantação

Exibir alterações de esquema linha por linha

Usar uma ferramenta de comparação como parte de seu pipeline de implantação pode ajudar a garantir que você implante alterações com confiança e reduza o risco de erros e inconsistências. Para isso, foi estendida a  ferramenta de comparação adicionando a opção de revisar as linhas alteradas de um item, conforme elas são destacadas em seu esquema, apresentadas em uma janela pop-up dedicada projetada pelos padrões da indústria para comparação de código.

Escolha se deseja continuar a implantação em caso de falha

Foi adicionado a opção de continuar a implantação quando a implantação de um item falha. Até hoje, por padrão, uma implantação parava quando falhava na implantação de um item, portanto, os itens subsequentes também não eram implantados. Mas agora, há uma opção para selecionar a continuação da implantação nesse caso, de modo que os itens downstream do item com falha serão ignorados, mas outros itens subsequentes ainda serão implantados.

Saiba mais lendo Método de implantação em caso de falha.

Confira a lista de atualizações completa: