As organizações procuram desenvolver soluções originais para atingir metas mais eficientes e potencializar o crescimento de seus negócios. 

O Qlik Sense SaaS é uma plataforma de análise de dados de ponta que tem contribuído com as empresas para identificar informações relevantes a partir dos seus dados. 

Com as novidades lançadas entre o mês de janeiro e fevereiro/2023, os usuários do Qlik Sense SaaS agora têm acesso a novos recursos melhorados, que podem aumentar a eficiência das suas análises. Confira:

Aprimorando a descoberta e a colaboração de dados com glossários empresariais

Um glossário de negócios é um recurso que ajuda as pessoas a entenderem os termos e as definições usadas em sua empresa. Isso garante que todos estejam falando a mesma língua e facilita a colaboração entre os departamentos.

O Qlik Cloud é um serviço que oferece um glossário de negócios avançado. Além de definir os termos, ele permite que os usuários os organizem de forma lógica e criem relações entre eles. O glossário também pode ser vinculado diretamente a aplicativos e conjuntos de dados, tornando mais fácil entender as informações que você está vendo.

O Qlik Cloud também permite que você importe e exporte glossários entre diferentes ambientes. Além disso, ele suporta formatos de glossário populares, como Atlan e Apache Atlas. Com esses recursos, fica ainda mais fácil colaborar e entender as informações da sua empresa.

Glossário de negócios na exibição de hierarquia

Monitoramento de automações no hub

Agora, você pode monitorar e atualizar suas automações em uma página central. É fácil pesquisar, editar, ativar e exportar suas automações.

Você pode ver métricas úteis sobre suas automações e execuções e com a visualização do histórico, é fácil ver o status e a duração de cada execução. Além disso, há novos filtros para ajudar a encontrar problemas e solucioná-los.

Seção de visão geral das automações

Gráficos de linhas: Como exibir conjuntos de dados maiores de forma clara e precisa

Os desenvolvedores de aplicativos podem controlar o número de pontos e linhas visíveis exibidos nos gráficos de linhas. O máximo para pontos visíveis é 50.000. O máximo para linhas visíveis é 1.000. Essas opções estão disponíveis para gráficos de linhas com um eixo de dimensão contínua.

Um gráfico de linhas com um conjunto de dados grande. Esse gráfico está configurado para exibir no máximo 50 linhas e 20.000 pontos de dados.

Atualizações no estilo de fonte 

Os desenvolvedores de aplicativos podem estilizar a fonte usada para títulos, legendas e notas de rodapé em gráficos de dispersão e objetos de texto e imagem, oferecendo mais opções para personalizar suas visualizações. Uma nova guia Geral fornece opções para alterar o tipo, o tamanho, a cor e a ênfase da fonte.

Adicione cores e imagens de fundo para tornar suas tabelas e gráficos mais atraentes e fáceis de entender

Os desenvolvedores de aplicativos podem adicionar uma cor ou imagem de fundo personalizada a tabelas estáticas, gráficos dinâmicos, gráficos circulares e gráficos de barras. Qualquer imagem na biblioteca de mídia pode ser usada como plano de fundo. Você pode escolher uma única cor de fundo ou uma cor por expressão.

Usar o Amazon Redshift como uma plataforma de dados

Agora, você pode usar o Amazon Redshift como uma plataforma de dados em nuvem no Qlik Cloud Data Integration. Plataformas de dados na nuvem facilitam a distribuição de dados e as transformações suspensas.

Novas mensagens de erro

Cinco novos eventos de carregamento foram adicionados a notificações de carregamento de aplicativos. Anteriormente, os usuários eram notificados quando carregavam:

  • Êxito
  • Falha
  • Exceeded_limit

Agora você também será notificado quando:

  • Falha: Um erro na conexão do mecanismo impede um carregamento.
  • Falha: Um problema com a obtenção da sessão faz com que o carregamento falhe.
  • Falha: O problema openDoc do mecanismo gera uma falha de carregamento.
  • Falha: O carregamento falha devido a problemas de permissão.

Notificações não serão mais enviadas quando os aplicativos forem carregados no Editor de carregamento de dados e no Gerenciador de dados. Isso remove notificações desnecessárias quando os desenvolvedores trabalham em seus aplicativos.

Novas funções de gráfico para navegação

As novas funções de gráfico ObjectId() e InObject() permitem a criação de aplicativos guiados com funcionalidade de navegação personalizada. Por exemplo, você pode usar as funções em expressões condicionais para criar botões coloridos para navegar entre as pastas em um aplicativo.

As funções dão acesso à hierarquia de objetos em um aplicativo Qlik Sense. 

ObjectId() retorna o ID do objeto no qual a expressão é avaliada. A função usa um parâmetro de string opcional, que pode especificar o tipo do objeto que você está procurando.

ObjectId(‘sheet’) retorna o ID da pasta da expressão. InObject(ID) é verdadeiro quando avaliado dentro de um objeto com o ID especificado.

InObject – função de gráfico

ObjectId – função de gráfico

Novo modelo no Automação de aplicativos:  Armazene um relatório simples do PowerPoint de várias páginas no Microsoft SharePoint

Esse modelo gerará um relatório com base em um aplicativo, incluindo todas as pastas públicas sem nenhuma seleção aplicada. Cada relatório gerado, será, então salvo como um arquivo do PowerPoint no Microsoft SharePoint. Você pode modificar essa automação selecionando um conector de destino diferente para o armazenamento em nuvem no bloco “Copiar arquivo”.

Você também pode optar por incluir apenas uma seleção de pastas definindo o modo Pastas como Personalizado no bloco “Criar relatório” e adicionando um bloco “Adicionar pasta ao relatório” (em Qlik Reporting).

Estruturar aplicativos Direct Query com variáveis de script

Os desenvolvedores de aplicativos podem usar variáveis de script para descrever e manipular a estrutura interna de um aplicativo Direct Query. Por exemplo, DirectQueryRowFetchMaxCount especifica o número máximo de linhas que serão buscadas por gráfico do banco de dados remoto.

Novos algoritmos para Qlik AutoML

O AutoML adicionou suporte para dois algoritmos: CatBoost e LightGBM. Um algoritmo é uma receita matemática que produz um modelo. CatBoost e LightGBM podem ser usados para problemas de classificação binária e multiclasse e para problemas de regressão.

Atualizações do Qlik Data Gateway – Acesso direto

Uma nova versão do Qlik Data Gateway – Acesso direto (1.2.0) está disponível para download.

Acesse os dados SAP com segurança por trás de firewalls:

A versão 1.2.0 apresenta suporte para conectores SAP SQL e SAP BW, fornecendo uma conexão criptografada com o Qlik Cloud. Isso permite que os aplicativos de análises acessem e analisem com segurança os dados do SAP SQL e do SAP BW que residem por trás do firewall da sua organização, sem comprometer a segurança da rede.

Problemas resolvidos:

  • Estabilidade e capacidade de recuperação aprimoradas do serviço Qlik Data Gateway – Acesso direto, eliminando a necessidade de reiniciar manualmente o serviço
  • Suporte para sobrescrever os parâmetros padrão de instalação e configuração do Gateway Direct Access

A versão 1.0.0 do Qlik Data Gateway – Acesso direto não é mais compatível, enquanto o suporte para a versão 1.1.0 terminará em 15 de fevereiro de 2023. Se a sua organização estiver usando qualquer uma das versões mencionadas acima, o administrador do sistema é incentivado a atualizar imediatamente para a versão mais recente.

Você pode determinar a versão do Qlik Data Gateway – Acesso direto instalada na página Aplicativos e recursos em Configurações do Windows no computador em que está instalado.

Atualizando a instalação do gateway de dados Direct Access

Visão geral do Qlik Data Gateway – Direct Access

SAP NetWeaver(somente em inglês)

O que achou dessas atualizações? Aproveite e confira a nossa playlist no youtube com tutoriais do Qlik Sense.

Se você deseja implementar ou aprimorar o uso do Qlik Sense em sua organização, a Mindtek oferece soluções personalizadas para atender às suas necessidades específicas. Converse com um dos nossos especialistas através do contato@mindtek.com.br