Destaques da atualização do Power BI Outubro 2023

A Microsoft acaba de liberar as novas atualizações do Microsoft Power BI, com destaque para integração com o OneDrive e o SharePoint, atualizações na interatividade em Objeto e regras de desduplicação para modelos compostos.

Integração do Power BI Desktop OneDrive e SharePoint

As integrações do OneDrive e do SharePoint estão mais simples no Power BI Desktop! Agora é possível abrir, salvar e compartilhar relatórios no OneDrive e no SharePoint com facilidade. Basta acessar o menu arquivo para abrir relatórios armazenados e salvar arquivos diretamente nos locais desejados. Além disso, é possível compartilhar relatórios armazenados no OneDrive e no SharePoint diretamente do Power BI Desktop.

Essas atualizações tornam o fluxo de trabalho mais ágil e fácil, sendo possível visualizar relatórios armazenados no OneDrive e no SharePoint diretamente no navegador, sem precisar baixar o arquivo. Isso é especialmente útil para autores que colaboram em relatórios antes de publicá-los no Power BI. Além disso, os novos recursos do Desktop tornam a criação de relatórios ad-hoc mais simples e intuitiva, o que é ótimo para novos usuários que já estão familiarizados com a interface do Office.

Hierarquia de data no submenu de dados

Ao trabalhar com datas, é possível mudar de uma hierarquia para o campo de data simples. Essa opção está disponível ao clicar com o botão direito no campo de data. Para facilitar a descoberta, foi adicionado a opção de alternar entre a hierarquia de datas e a data simples no submenu de dados.

Opção 1: trocar usando o botão direito

Opção 2: trocar usando o flyout de dados

Espaço reservado para editar texto diretamente.

Antes, ao ativar um título para Tabelas, não havia espaço para digitar diretamente no objeto. Era necessário ir ao painel de formato. Agora, ao ativar um elemento de texto sem valor “automático”, é mostrado um espaço para digitar diretamente no visual.

Ao editar o texto diretamente, espaços reservados aparecerão se você excluir todos os caracteres acidentalmente, mas o elemento de texto ainda estiver ativo. Isso permite que você volte e insira um valor de texto usando o objeto. Os espaços reservados só aparecem quando os recursos visuais são selecionados durante a edição. Desmarcar o visual removerá todos os espaços reservados para que os autores possam visualizar o que será publicado.

Os gráficos de faixa de opções e funil agora permitem formatar o objeto.

Power BI Home no Desktop

O Power BI Home é um novo design para fornecer um local familiar e centralizado para todas as suas atividades do Power BI no aplicativo de desktop. O objetivo é aumentar sua produtividade e facilitar a descoberta e o consumo de conteúdo.

Com o Power BI Home, você não precisa mais navegar por vários menus ou guias para acessar seus arquivos e relatórios. Essa interface intuitiva funciona como um hub, semelhante a outros produtos de escritório populares, onde você pode gerenciar seus relatórios sem esforço, tudo em um único local.

Independentemente de você ser um usuário experiente do Power BI ou novo na plataforma, o Power BI Home garante uma experiência consistente e perfeita em todas as suas atividades do Power BI.

Agora, você tem a capacidade de:

– Iniciar um novo relatório diretamente na nova tela inicial.

– Acessar os relatórios recomendados.

 – Localizar seus relatórios mais recentes nas listas de acesso rápido.

Regras de duplicação para modelos compostos em conjuntos de dados do Power BI e Analysis Services

As tabelas e medidas no seu modelo devem ter nomes exclusivos. Se você usar modelos compostos em conjuntos de dados do Power BI e no Analysis Services, pode ocorrer uma situação em que tabelas e nomes de medidas tenham nomes duplicados e não sejam exclusivos. Até agora, quando isso acontecia, uma das tabelas ou medidas era renomeada automaticamente. Por exemplo, se você criou um modelo composto com duas fontes e ambas as fontes tinham uma tabela chamada ‘Clientes’, uma das tabelas seria renomeada como ‘Cliente 2’. Isso causava confusão, pois não ficava claro de qual fonte vinha a tabela ‘Cliente 2’. O mesmo acontecia com as medidas: se você tivesse duas fontes com uma medida chamada ‘Total Sales’, uma delas seria renomeada como ‘Total Sales 2’ no modelo composto.

Agora você pode aplicar uma regra de desduplicação de nomes a uma origem em um modelo composto para evitar conflitos de nomes com tabelas ou medidas de outra origem. Você pode configurar um texto para ser adicionado como prefixo ou sufixo aos nomes de tabelas, nomes de medidas ou ambos. Além disso, você pode escolher adicionar esse texto apenas quando ocorrer uma duplicação ou sempre que desejar. Voltando ao exemplo acima, digamos que uma das fontes que você está combinando seja sobre marketing e a outra sobre vendas. Agora você pode configurar uma regra de desduplicação na conexão de origem para que a tabela ‘Cliente’ da origem de marketing seja chamada de ‘Cliente (marketing)’.

Você encontrará essas opções em Configurações na caixa de diálogo exibida quando você configura a conexão do modelo composto para um conjunto de dados do Power BI ou modelo do Analysis Services:

Depois de fazer as conexões e configurar a regra de desduplicação, sua lista de campos mostrará ‘Cliente’ e ‘Cliente (marketing)’ de acordo com a regra de desduplicação que você configurou:

Observe que você pode:

  • Especificar se deseja que o texto seja adicionado à tabela ou ao nome da medida como prefixo ou sufixo
  • Aplicar a regra de desduplicação a tabelas, medidas ou ambas
  • Escolher se deseja aplicar a regra de desduplicação somente quando ocorrer um conflito de nomes ou aplique-a sempre. O padrão é aplicar a regra somente quando ocorrer duplicação. Em nosso exemplo, qualquer tabela ou medida da fonte de marketing que não tenha uma duplicata na fonte de vendas não receberá alteração de nome.

Se você não especificar uma regra de desduplicação ou se as regras de desduplicação especificadas não resolverem o conflito de nome, as ações de desduplicação padrão ainda serão aplicadas.

Visualização pública do Modelo Explorer com criação de grupo de cálculo e estabelecimento de conexões no painel de propriedades.

Você pode ver todos os objetos de modelagem semântica do seu conjunto de dados em um só lugar e navegar facilmente entre eles. Por fim, terá total visibilidade do modelo semântico!

Um painel de propriedades adicional agora é exibido para o modelo semântico do conjunto de dados.

E novos ícones também aparecem no painel Dados! Mudanças adicionais na interface do usuário continuarão até dezembro para o painel Dados e o painel Propriedades.

É possível criar um grupo de cálculo que aplique funções de inteligência de tempo, como acumulado no ano, trimestre ou mês, a qualquer medida no modelo. Para criar um novo grupo de cálculo, vá para a visualização do modelo e clique na guia “Modelo” do painel Dados. Em seguida, clique no nó Grupos de cálculo e escolha uma das três opções disponíveis: botão da faixa de opções, menu de contexto ou painel Propriedades. Saiba mais em aka.ms/calculationgroups.

Itens favoritos

Os usuários agora podem filtrar para ver os itens marcados como favoritos no Power BI. Eles também podem adicionar itens favoritos no data hub e eles aparecerão em todas as experiências, como Home e Browse. Isso ajuda os usuários a acompanhar os dados mais importantes para eles.

Pipelines de implantação personalizados

Uma demanda solicitada pelos usuários, finalmente chegou – um pipeline de implantação personalizado com 2 a 10 estágios! Agora, você poderá escolher quantos estágios seu novo pipeline de implantação terá antes de ser criado.

Como você pode ver, você pode definir seu próprio nome para cada estágio. No entanto, o número de estágios não pode ser alterado após a criação do pipeline de implantação .
Com isso, a personalização dos pipelines de implantação existentes não é possível e para fazer a transição de um pipeline de implantação existente para um pipeline de 2 ou 4 ou mais estágios, um novo teria que ser criado manualmente, para que os espaços de trabalho não fossem atribuídos ao pipeline de implantação existente e fossem redefinidos. -atribuído ao novo.

Para navegar entre as etapas, use as setas no canto superior direito:

Multitarefa de pipeline de implantação

Os pipelines de implantação agora fazem parte do novo recurso multitarefa da plataforma, que cria uma nova guia na barra de navegação esquerda toda vez que você abre um item ou pipeline de implantação. Não é mais necessário ter 10 guias do explorador do mesmo DP/espaços de trabalho!

Um novo ponto de acesso para a página inicial dos fluxos de implantação

Por último, foi adicionado um novo ponto de entrada para pipelines de implantação . Ele está localizado na parte inferior da lista de espaços de trabalho e leva à página principal dos pipelines de implantação:

AppSource: Plano ValQ

O valQ Plan é uma versão atualizada e redesenhada do valQ, certificada pelo Power BI, com muitas atualizações transformacionais e uma experiência simplificada sem código. Ele ajuda os usuários a construir planos de negócios complexos, simulações hipotéticas, criar e comparar orçamentos, previsões e cenários, tudo dentro do Microsoft Power BI. O valQ Plan pode ser usado como uma ferramenta de software de planejamento de negócios independente e integrada ou em conjunto com suas plataformas de planejamento existentes. Ele possui recursos como casos de uso de nicho, casos de uso típicos de planejamento, experiência de entrada de grade semelhante ao Excel, relatórios integrados, modelagem intuitiva e inteligência de tempo. O valQ Plan pode ser adquirido diretamente no Microsoft AppSource.

Seletor de data da Powerviz

 O visual do Seletor de data vem com uma visualização de calendário moderna, juntamente com recursos altamente solicitados, como predefinições, modo pop-up, seleção padrão, temas e muito mais.

 

Este é um fatiador de data obrigatório para todos os relatórios do Power BI. Possui opções de formatação avançadas para combinar com o guia de estilo da sua marca e atender às suas necessidades de negócios.

Características:

  • Modo de exibição: escolha entre os modos Pop-up e Tela.
  • Predefinições: muitas predefinições comumente usadas, como Hoje, Semana Passada, YTD, MTD ou crie sua própria predefinição usando o campo.
  • Seleção padrão: imponha a seleção do período desejado quando um usuário abrir o relatório sem nenhum DAX personalizado.
  • Tipo de filtro : escolha entre os tipos Intervalo e Início/Fim.
  • Vários intervalos de datas : flexibilidade para selecionar vários intervalos de datas.
  • Temas: mais de 15 temas pré-construídos com personalização total.
  • Feriados e fins de semana : múltiplas opções de formatação.
  • Importar/Exportar JSON: Crie modelos e compartilhe seus designs.

Drill Down Network PRO: relacionamentos categóricos

O Drill Down Network PRO da Zoom Charts foi projetado para facilitar a visualização de dados categóricos e detectar automaticamente relacionamentos com base na estrutura da categoria. Utilize seus dados existentes com poucos ajustes e crie rapidamente um gráfico interativo que torna mais fácil a compreensão dos relacionamentos entre cada categoria de dados. 

Principais características:

– Filtragem entre gráficos: elimine segmentações selecionando pontos de dados diretamente nos gráficos.

– Personalização baseada em categoria: aplique imagens ao nó e escolha seu tipo, forma, cor e fonte.

– Estilo do link: configure as decorações ‘de’ e ‘para’ e mostre o valor do link.

– Exibição de até 9 categorias de dados.

– Compatível com dispositivos de entrada por toque: explore dados em qualquer dispositivo.

Casos de uso populares:

– Contabilidade e Finanças: mostrar atribuição de custos.

– Recursos Humanos: analisar dados salariais por departamento.

– Produção: mapear os volumes de produção por produto ou fábrica.

– Vendas e Marketing: visualizar campanhas de marketing.

TMap 2.1

O TMap 2.1 lançado recentemente adicionou novos recursos para detalhar mapas de rosca, mapas coropléticos, gráficos de barras, gráficos de pizza e gráficos de barras empilhadas por nomes de geolocalização.

O detalhamento de mapas por nomes de geolocalização não requer a preparação de uma hierarquia de camadas poligonais pré-construídas, o que economiza tempo e custo para os profissionais de dados ao extrair insights mais profundos dos dados em diferentes níveis de regiões geográficas.

Captura de tela 1 (mapa de rosca detalhado das vendas da empresa A na Ásia por sub-regiões).

O realinhamento de geolocalização se tornará muito mais fácil porque você só precisará alterar o nome da geolocalização no nível mais baixo e a camada poligonal para o nível superior será gerada automaticamente durante o processo de detalhamento.

Captura de tela 2 (mapa de rosca detalhado para a venda da empresa A na Ásia por sub-regiões realinhadas)

Inforver Enterprise leva a funcionalidade de “write-back” para o Fabric Lakehouse & Warehouse.

A versão mais recente do Inforver Enterprise agora suporta a escrita de dados nos destinos do Power BI, como o Microsoft Fabric Lakehouse, Fabric Datawarehouse e Dataverse, além de outros bancos de dados populares.

Com o Inforver Enterprise, você pode realizar várias ações, como inserir/editar projeções de negócios diretamente nos relatórios do Power BI, criar e gerenciar previsões contínuas combinando dados reais e de previsão, realizar simulações dinâmicas em diferentes níveis da empresa e criar vários cenários com suas próprias simulações.

Além disso, você pode escrever dados, incluindo comentários e conversas encadeadas, criar instantâneos de relatórios periódicos e aproveitar os recursos avançados de auditoria, segurança e governança do Inforver.

O Inforver suporta a escrita de dados em duas configurações de implantação: (a) como um serviço Azure SAAS gerenciado pela Inforver ou (b) gerenciado pelos próprios clientes em seu próprio ambiente privado.

Veja a listagem completa da atualização:

  • Integração do Power BI Desktop com OneDrive e SharePoint
  • interação no objeto
  • Novo! Hierarquia de data no submenu de dados
  • Novo! Texto de espaço reservado para edição direta de texto
  • Novo! Os gráficos de faixa de opções e funil agora suportam formatação no objeto.
  • Página inicial do Power BI no desktop
  • Regras de desduplicação para modelos compostos em conjuntos de dados do Power BI e Analysis Services
  • Atualizações de o seu modelo de dado no servico power BI
  • Visualização pública do Model Explorer com criação de grupo de cálculo e criação de relacionamentos no painel de propriedades
  • Conectividade de dados
  • Floco de neve (atualização do conector)
  • Planview OKR (novo conector)
  • Classificações de segurança BitSight (atualização do conector)
  • Starburst Enterprise (atualização do conector)
  • Hub de dados OneLake – Acesso rápido aos seus dados
  • Painel Explorer – Acesso rápido
  • Itens favoritos
  • Pipelines de implantação 
  • Crie um pipeline de implantação personalizado de 2 a 10 estágios
  • Multitarefa de pipeline de implantação
  • Um novo ponto de entrada para a página principal dos pipelines de implantação
  • Novos recursos visuais no AppSource
  • Plano ValQ
  • Seletor de data da Powerviz
  • Drill Down Network PRO: mostre relacionamentos categóricos com facilidade
  • TMap 2.1
  • Inforver Enterprise traz “write-back” para Fabric Lakehouse & Warehouse.

 

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Sobre o Autor:

Olá, sou Josafá Tavares, mas pode me chamar de "O Criativo no mundo da TI". Sou apaixonado por Tecnologia da Informação e tudo que envolve comunicação, design e marketing.

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