Se você está procurando uma maneira de agilizar e ter autocontrole do seu negócio, a ferramenta do Excel é essencial para obter melhor resultado e acompanhamentos das informações.

Uma das ferramentas corporativas mais utilizadas do mundo, pois traz maior economia de tempo e dinheiro devido ao seu processo de armazenamento.

Neste artigo, vamos abordar alguns casos essenciais da aplicação do Excel nos negócios, e ao mesmo tempo, mostrar uma visão geral da importância da ferramenta dentro das empresas.

O Queridinho dos gestores

Desde a sua primeira versão, em 1980, o Excel permite aos usuários que abandonassem a programação de macros e passagem utilizando processos automatizados dentro do Excel. Desde então, a Microsoft desenvolveu amplamente a ferramenta oferecendo suporte gráfico, tabelas e design rico com recursos voltados para os gestores de negócios.

O motivo para o crescimento da popularidade do Excel é sua interface amigável que permite aos usuários assumam controle e executem tarefas com rapidez e eficiência. Milhões de gestores utilizam a ferramenta todos os dias, portanto, a importância do Excel nos negócios não deve ser subestimada.

O Excel nos negócios

A ferramenta é utilizada para uma variedade de finalidades seja em qualquer setor, incluindo contabilidade, gerenciamento de estoque, relatório de vendas, lucros, balanço financeiro, controle de produtos e entre outros.

Realizamos uma pesquisa nos casos de usos da ferramenta e encontramos 6 exemplos mais comuns do uso do Excel nos negócios. Confira!

  1. Gerenciamento de informações de produtos

Caso você gerencia um negócio sabe como é importante manter informações atualizadas sobre os produtos e com as descrições de seus diferenciais.

Usando uma variedade de recursos do Excel, você pode detalhar seus dados e otimizar as informações do produto para alimentar a planilha.

  1. Relatórios de vendas em Excel

O Excel, em particular, é uma das melhores ferramentas que você pode usar para relatar as vendas de sua empresa.

Com sua capacidade de criação de painel, relatórios automatizados e integração com outros sistemas de negócios, os relatórios de vendas do Excel trazem todos os seus insights de vendas críticos em uma planilha fácil de usar que pode ser lida por qualquer pessoa e compartilhada em toda a empresa para comunicar e monitorar o desempenho.

  1. Gerenciamento de estoque

SKU, código de barras, níveis de estoque, níveis de novo pedido, localização e número do compartimento são apenas algumas das colunas que você pode adicionar à sua planilha para manter uma visão precisa e atualizada de seu estoque e níveis de estoque.

  1. Automação de tarefas de negócios

Um dos recursos menos conhecidos é a automação de tarefas comerciais repetitivas que reduz as tarefas de linhas de código.

As empresas podem usar a Automação do Excel para economizar tempo, aumentar a produtividade e, por fim, aumentar os lucros.

A automação do Excel geralmente precisa ser configurada por especialistas que conheçam VBA (Visual Basic for Applications).

  1. Criação de painéis

Os painéis do Excel são uma das ferramentas mais essenciais que uma empresa pode usar para visualizar figuras, transformando linhas de dados em gráficos e tabelas fáceis de ler e compartilháveis.

A variedade de painéis que você pode criar no Excel é enorme.

  1. Excel para contabilidade

90% das empresas usam o Excel para fazer orçamento, planejamento e previsão de operações. O Excel é a solução ideal para empresas quando se trata de software de contabilidade.

O Excel é amplamente usado por uma variedade de tipos de negócios, desde e-Commerce até contadores, você pode ter certeza de que, se estiver usando o Excel para contabilidade em sua empresa, não terá problemas para compartilhar um livro razão de compra ou fatura folha de acompanhamento com o seu contador, em formato adequado.

Por que é tão importante nas empresas?

Usar o Excel nos negócios é uma das melhores maneiras de agilizar seus processos, organizar seus dados e melhorar o desempenho dos negócios em vendas e produtividade.

Desde o controle de estoque até a automação de tarefas repetitivas.

Neste artigo você conferiu alguns exemplos de como o Excel pode ser aplicado dentro de um negócio. Para saber mais detalhes sobre essa ferramenta e potencializar a sua gestão envie-nos um e-mail para contato@mindtek.com.br

Aproveite e assista em nosso canal, uma Playlist com Dicas de Excel Avançado:

Assista aqui

Inscreva-se na Newsletter #NewsMind

Confira mais conteúdos:

Como gerir o controle financeiro com planilhas de Excel automatizadas?

By |dezembro 13th, 2021|Categories: Destaque na Home, MindReport|

Confira neste artigo como você pode automatizar relatórios no

Comentários desativados em Como gerir o controle financeiro com planilhas de Excel automatizadas?
Por |2024-01-29T13:42:01-03:00fevereiro 10th, 2022|Microsoft, MindReport|Comentários desativados em 06 maneiras práticas de utilizar o Excel em seu negócio

Sobre o Autor:

Olá, sou Josafá Tavares, mas pode me chamar de "O Criativo no mundo da TI". Sou apaixonado por Tecnologia da Informação e tudo que envolve comunicação, design e marketing.

Política de Privacidade

Ir ao Topo