No mundo empresarial uma forma de obter uma vantagem competitiva é saber utilizar os dados de forma correta realizando a integração de dados para novos insights e alinhamento de estratégias.

De acordo com a McKinsey Global Institute, ser uma empresa orientada a dados resulta em:

  • uma probabilidade 23x maior de aquisição de clientes,
  • probabilidade 6x maior de retenção de clientes,
  • uma probabilidade 19x maior de lucratividade acima da média.

É comum considerar a integração de dados em um processo técnico, ainda mais quando há variadas plataformas e aplicações em nuvem. Em vez de observar a integração de dados com um desafio técnico, é necessário pensar em termos de estratégia de negócios onde cada vez é mais importante acelerar a transformação digital do seu negócio.

A integração começa com o processo da ingestão e inclui as etapas de limpeza, mapeamento do ETL e transformação de dados. Isso permite que as ferramentas analíticas produzam informações acionáveis.

Na Prática…

Não existe uma abordagem universal para realizar a integração de dados, sendo que a maioria dos processos geralmente envolvem alguns elementos: fonte de dados, servidor mestre e acessos aos dados no servidor mestre.

Em um processo típico, o cliente envia a solicitação de dados ao servidor;  o servidor mestre obtém os dados necessários de fontes internas e externas; os dados são extraídos das fontes e logo após são consolidados em um único conjunto de dados ao qual é devolvido ao cliente para a utilização.

Quais os benefícios:

  • Melhora a colaboração e unificação dos sistemas;
  • Economiza tempo e aumenta a eficiência das equipes;
  • Redução de erros  e retrabalhos;

Mas a integração de dados pode ser útil para qualquer empresa?

Não existe fórmula certa, a aplicação varia de acordo com as necessidades da empresa. Confira alguns casos de usos comuns:

  • Big Data

Empresas como o Google e Facebook, por exemplo, processam um fluxo de dados de bilhões de usuários. Isso significa que a necessidade de esforços de integração de dados torna-se essencial para as operações  das organizações que possuem a necessidade de gerir grandes volumes de dados e disponibiliza-los para seus clientes com alta performance;

  • Criação de Data Lakes e Data Warehouses

Grandes empresas costumam combinar variadas diversas fontes de dados em um banco de dados relacional, onde os armazéns de dados permitem que os usuários de negócios executem consultas, compilem relatórios, gerem análises e até mesmo possam recuperar dados.

  • Business Intelligence

As organizações podem visualizar e compreender os conjuntos de dados disponíveis onde podem obter informações acionáveis sobre o estado atual dos negócios. Com a integração de dados, os analistas podem compilar as informações para uma análise mais precisa sem haver sobrecarregamento de dados, devido ao grande volume.

Qual a relação do ETL com a integração de dados?

O processo de Extrair, Transformar, Carregar (ETL), fazem parte da integração onde os dados são retirados do sistema de origem e entregues no Data Warehouse. Com o processo contínuo em que o Data Warehouse inicia a transformação de várias fontes de dados em informações úteis e consistentes para a inteligência de negócios.

Quais são as principais características das ferramentas de Integração de dados?

As ferramentas têm o potencial de simplificar todo o processo, os recursos que você precisa encontrar em uma ferramenta de integração de dados são:

  • Conectores

Quanto mais conectores predefinidos na ferramenta, mais tempo a sua equipe irá economizar.

  • Código Aberto

Ter uma arquitetura de código aberto traz flexibilidade e ao mesmo tempo ajuda evitar aprisionamento do fornecedor.

  • Portabilidade

É de suma importância que a ferramenta seja capaz de construir integrações de dados em qualquer lugar, pois muitas empresas mudam para modelos de nuvem única, múltipla ou híbrida.

Explore o potencial da sua empresa

É fundamental a sua empresa tenha acesso total a todos os conjuntos de dados seja de qualquer fonte para apoiar adequadamente o processo de tomada de decisões dos seus gestores  Por isso a Mindtek vem atuando em empresas nacionais e internacionais ajudando a consolidarem seus dados e preparando as análises para qualquer ambiente.

Quer conhecer um poucos mais e saber qual a melhor ferramenta de integração de dados para a sua empresa? Envie-nos um e-mail para contato@mindtek.com.br