Enfim, chegou a primavera e juntamente com ela veio a nova atualização do Microsoft Power BI. 

Para baixar a nova versão direto do nosso site, clique aqui.

As novidades são: novos botões, gráficos de linhas e funções DAX.

Novas opções de formatação para botões

Novas opções foram incluídas como ícones personalizados, novos formatos de botões como:  seta, flecha, pentágono, coração, hexágono, triângulo, oval, octógono, retângulo e entre outros.

novos icones do power bi

ícones personalizados:

Alternar colunas totais em gráficos em cascata

Com esse novo upgrade você pode desligar colunas totais em seus gráficos em cascata, onde encontrará essa nova alternância no cartão do eixo Y no painel de formatação.

nova versão do power bi

Rótulos de série do gráfico de linha

Também foi incluída uma nova opção para criar e formatar rótulos de série nos gráficos de linha.

Para utilizar a opção de rótulo de série no painel de formatação, você pode ativar rótulos que aparecem nos lados esquerdo e direito de suas categorias de série em gráfico de linha. 

Suporte de rótulo de sensibilidade para arquivos de modelo do Power BI

No Power BI Desktop, você pode criar e usar modelos para novos relatórios. Os rótulos de sensibilidade do MIP permitem classificar os arquivos do Power BI, sendo possível aplicar um rótulo MIP aos arquivos de modelo do Power BI (.pbit).

Analytics

O recursos insights ajuda os usuários a encontrar e explorar anomalias, tendências e análises de KPI na medida que há interação entre os relatórios. Ele notifica um usuário se houver novos insights interessantes e fornece explicações.

O  recurso Insights é somente compatível com relatórios em espaços de trabalho: Premium e Premium por usuário (PPU), mas caso você tenha a licença PPU pode ser utilizada em áreas de trabalho não Premium.

nova versão do power bi

Modelagem

Funções de agregação para expressão de atalho para CALCULATE

 

Agora é possível usar funções de agregação nos filtros quando eles são usados em expressões True ou False. As novas sintaxes melhoram a legibilidade das expressões DAX, mas não afetam o desempenho em comparação com as expressões equivalentes mais detalhadas. Confira abaixo alguns exemplos da sintaxe recém-suportada:

CALCULATE ([Total Sales], DimProduct [UnitPrice]> MEDIAN (DimProduct [UnitPrice]))

Novo parâmetro para função XIRR

Em alguns casos, a função XIRR (função financeira que pode ser usada para calcular a taxa interna de retorno) não consegue encontrar uma solução e retorna a um erro. Nessa nova versão do Power BI foi adicionado um quinto parâmetro opcional que permite especificar um resultado alternativo que será retornado em vez de um erro sempre que a função XIRR não encontrar a solução.

Formatação com base na localidade do usuário

A  função FORMAT permite converter um valor em texto de acordo com um formato especificado. Neste upgrade a Microsoft está adicionando a capacidade de especificar uma localidade. Por exemplo, se você quiser mostrar uma data na localidade Inglês / Grã-Bretanha, pode escrever:

FORMAT (dt ”2010-12-03T12: 30: 59”, “Data geral”, “en-GB”)

Isso retorna 03/12/2010 12:30:59, onde o dia precede o mês e a hora é escrita no formato de 24 horas.

Se você quiser mostrar uma data na localidade Inglês / Estados Unidos, pode escrever:

FORMAT (dt “2010-12-03T12: 30: 59”, EM BRANCO (), “en-US”)

Isso retorna 03/12/2010 12:30:59 PM, onde o mês precede o dia e a hora é escrita no formato de 12 horas. Observe que este segundo exemplo não especifica uma string de formato totalmente.

Se você especificar uma string de formato que não seja dependente da localidade, como “mm / dd / aaaa”, essa string de formato será usada e qualquer local especificado não será usado. Portanto, o seguinte retornará 03/12/2010, embora “en-GB” seja especificado como o local:

FORMAT (dt “2010-12-03T12: 30: 59”, “mm / dd / aaaa”, “en-GB”)

Como outro exemplo, considere o seguinte:

FORMAT (123456,78, “###, ###. ##”, “nl-NL”)

Isso retorna 123.456,78, pois na Holanda (localidade nl-NL), a vírgula é usada como separador decimal e o separador de milhar é um ponto, enquanto que mudar a localidade para “en-US” retorna 123.456,78, pois nos EUA é o outro caminho ao redor.

Conectividade e preparação de dados

Isso retorna 123.456,78, pois na Holanda (localidade nl-NL), a vírgula é usada como separador decimal e o separador de milhar é um ponto, enquanto que mudar a localidade para “en-US” retorna 123.456,78, pois nos EUA é o outro caminho ao redor.

  • Conector do Power BI no Power Automate
  • AssembleViews (GA)
  • Azure Databricks (atualização do conector)
  • Bloomberg Enterprise Data and Analytics (GA)
  • DataVirtuality (atualização do conector)
  • Exasol (atualização do conector)
  • Vena (GA)

Gostou das novas atualizações? 

Confira o relatório completo no Site oficial da Microsoft.

Nossos conteúdos:

Por |2021-10-13T18:22:56-03:00setembro 24th, 2021|PowerBI|Comentários desativados em Atualização do Power BI: Versão Setembro 2021

Sobre o Autor:

Ir ao Topo