Hoje é um dia simbólico que marca a luta e reivindicação por direitos das mulheres, contra o sexismo e a desigualdade em relação aos homens há mais de um século: O Dia Internacional da Mulher.
Como parte importante da força no desenvolvimento da ciência e tecnologia, a contribuição feminina para inovação tecnológica é imensurável. Desde 1843, quando Augusta Ada King criou o primeiro programa de computador, mulheres vêm revolucionando e ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado da tecnologia e ciência.
Com isso, trouxemos uma pesquisa realizada pelo Instituto Thoughtworks, entre o mês de novembro de 2018 e março de 2019, levantou dados sobre os perfis dos profissionais de tecnologia do Brasil.


Observamos que dentre os profissionais da TI as mulheres já atuam 31,7% dos cargos, e mesmo com o crescimento das mulheres no segmento, ainda existem muitas barreiras para enfrentar e uma dessas barreiras você pode observar no gráfico abaixo, que começa pelo início nos estudos no segmento da tecnologia:

Entre os pesquisados, 57% das pessoas iniciaram sua carreira na tecnologia em centro de ensino formal mas ainda há um grande percentual que começam a aprender de forma livre; e em relação as mulheres, pessoas do sexo masculino possuem maior índice de escolaridade.

Dentro das organizações, em 64,9% dos casos, as mulheres representam no máximo 20% das equipes de trabalho em tecnologia. Os principais cargos e áreas ocupados pelas mulheres nas equipes de tecnologia são: desenvolvedora, analista, gerência, project, tester e design.
Esse percentual de cargos ocupados por mulheres na TI, poderia crescer, pois não é por falta de capacitação, pois de acordo com a ATN (Associação Telecentro de Informação e Negócio), 36.300 mulheres formadas na área buscam colocação no mercado de trabalho.
Iniciativas como o curso da ATN podem ser ferramentas para combater o machismo que infelizmente ainda acontece na área, ao qual é um dos principais motivos pela pequena presença feminina no segmento.
Segundo o estudo realizado pela CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), no campo acadêmico as mulheres já representam 60% desse universo, e com isso especialistas esperam que em breve tenha uma crescente ocupação em cargos na área da TI.
Saiba Mais:
Em nossa equipe, o percentual de mulheres atuantes em cargos de auxiliares, técnicas e lideranças passa dos 50%, comparado com os homens. Esse número crescente demonstra a seriedade em nosso processo seletivo e no plano de carreira. Conheça mais sobre a Mindtek.
Confira nosso blog e descubra mais sobre a Mindtek:
Programa de Estágio Mindtek | 2021
O processo seletivo para o Programa de Estágio 2021
Power Apps | Transformação Corporativa
Com a ferramenta PowerApps você aumenta a agilidade de
Desenvolvedor Android
Na MindTek Trabalhamos com as
Qlik World Online 2021
Entre o dia 10 a 12 de maio de
Como manter a segurança da informação no home office?
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus que
Relatório | Quadrante Mágico do Gartner 2021
Em 2021, o sucesso requer inovação. Portanto, seu analytics