Passo a passo | Como Implementar um projeto de Business Intelligence

Início|Consultoria BI|Passo a passo | Como Implementar um projeto de Business Intelligence

Uma dúvida comum que observamos em muitas empresas que entram em contato com a MINDTEK é sobre como iniciar um projeto de Business Intelligence (BI) em uma empresa que não tem essa área consolidada.

Nesse artigo vamos preparar uma sugestão de roteiro que pode ser seguido por qualquer empresa:

Passo 1:

Alinhamento de expectativas com Sponsor e Stakeholders;

É primordial que a alta administração da empresa dê suporte ao projeto. Toda mudança gera desconforto nas pessoas e na implantação dos primeiros projetos de BI não será diferente. Para evitar que no primeiro desafio o projeto seja abortado é muito importante que haja apoio de todos os envolvidos (Stakeholders) e um patrocinador (Sponsor) com poder de decisão e persuasão seja o capitão do projeto.

Os objetivos e expectativas devem ser traçados desde o início para que todos entendam o motivo e benefícios que virão após a entrada em produção dos primeiros projetos.

Passo 2:

Mapeamento dos processos de negócio;

Um fator importante para o sucesso dos projetos é entender como funciona a área de negócio para a qual está sendo implantado o projeto de BI. Sem entender o funcionamento da área, a equipe do projeto não poderá identificar os indicadores de desempenho (KPI) e as regras de negócio envolvidas. 

Alguns artefatos úteis a serem gerados para nortear essa atividade são: “Mapa de Interfaces”, “Organograma” e “Descrição dos Papéis e Competências”;

Uma dica valiosa é envolver consultores com experiência prévia na área de negócio, pois já estarão familiarizados com os jargões e regras  de negócio, além de poderem sugerir modelos de dashboards comuns ao segmento da empresa.  

Passo 3:

Vitórias rápidas (Quick Wins)

Como a expectativa e ansiedade estará alta, sugerimos que sejam escolhidos para começar as Vitórias rápidas (Quick Wins).

Tratam-se de projetos mais rápidos e fáceis de implantar, pois os processos e indicadores já foram mapeados previamente. Por exemplo, podemos começar migrando as planilhas mais usadas no dia a dia da empresa. Essas planilhas são fáceis de validar e, assim, criaremos um ambiente de confiança. 

Em um cliente da Mindtek, migramos mais de 90 planilhas para a ferramenta Qlikview em 2014 em menos de 60 dias.

Mais uma vez, contar com consultores com experiência prévia nos sistemas legados da empresa fará toda a diferença, visto que as consultas aos bancos de dados de projetos anteriores poderão ser aproveitadas, reduzindo drasticamente o tempo de desenvolvimento.

Nesse sentido, a Mindtek possui experiência nos sistemas mais usados do mercado, como SAP, TOTVS Protheus, Linx ERP, Nasajon, VTEX, entre outros. 

Passo 4:

Workshop e Oficinas

Após a implantação dos primeiros projetos de BI, a realização de Workshop e Oficinas ajudarão na passagem de conhecimento e endomarketing. Toda a empresa pode ser envolvida para gerar engajamento para a disseminação de projetos futuros em áreas de negócio não contempladas na primeira onda de projetos.

Passo 5:

Celebrar as vitórias

No início do projeto foram definidos os objetivos e metas a serem atingidas. Uma vez que o projeto seja concluído, é importante celebrar o atingimento ou superação das metas. Use a criatividade para reconhecer o desempenho da sua equipe, mas não deixe de fazê-lo em público.

Para conhecer melhor as nossas soluções e uma demonstração de caso de sucesso, entre em contato com a MINDTEK e agende uma conversa com nossos especialistas.

Nosso e-mail: contato@mindtek.com.br

Receba conteúdos exclusivos mensalmente.

Inscreva-se na Newsletter #NewsMind

* indicates required
Newsletter
VempraMind
Download Qlik

Solução de Business Intelligence – Como diminuir a ruptura no estoque?

By |fevereiro 22nd, 2021|Categories: BI, Consultoria BI|

        Já aconteceu de você entrar

Comentários desativados em Solução de Business Intelligence – Como diminuir a ruptura no estoque?
Por |2021-02-04T11:27:40-03:00fevereiro 4th, 2021|Consultoria BI|Comentários desativados em Passo a passo | Como Implementar um projeto de Business Intelligence

Sobre o Autor:

Graduando em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pelo Instituto Infnet. Atuo na equipe de Marketing da Mindtek com foco em estratégias em Marketing de conteúdo e desenvolvimento web.
Ir ao Topo