Observando a disseminação dessa pandemia COVID-19, vimos muitas empresas empresas se adaptarem a um “novo normal” para manter os serviços essenciais funcionando.  Neste breve artigo, fornecemos conselhos acionáveis sobre como as organizações e, finalmente, os construtores de dados e aplicativos analíticos, estão se adaptando para atender a essas mudanças. Essas ideias visam ajudar você e sua equipe a navegar nesses tempos sem precedentes.

Em meio à crise do COVID-19, a manutenção do momento é vital e a arte de tomar decisões é imperativa. Agora é a hora de aplicar toda a força da inteligência comercial usada pelas equipes de análise para ajudar a navegar pela crescente incerteza. Existem três oportunidades claras para coletar, analisar e agir com base nos dados:

  1. Maximizar receitas: identifique drivers para aumentar as vendas avaliando clientes e processos existentes.
  2. Impulsione a eficiência: identifique departamentos e programas com baixo desempenho e determine onde reduzir as despesas. Use análises para correlacionar e comparar suas operações, gerenciamento de desempenho e análise financeira.
  3. Prever: Por fim, procure prever tendências de oferta e demanda e acompanhar mudanças rápidas nos principais indicadores.

Sabemos que em tempos de crise, os recursos se tornam escassos, as taxas de juros disparam, o desemprego é acentuado e as empresas se veem obrigadas a recuar nas contratações, reduzir custos internamente e frear os investimentos.

Uma boa solução para manter as contas equilibradas até que a situação do país melhore, pode estar em rever estratégias e mudar planejamentos internos.

Quando você conhece profundamente seus números e tudo que diz respeito ao seu negócio, a probabilidade de tomar decisões equivocadas é quase nula, pois saber exatamente como anda o financeiro da sua empresa por exemplo, faz com que você saiba onde deve poupar e onde pode movimentar sem riscos.

E nada melhor para obter esse tipo de informação do que em tempo real. Essa é uma das vantagens de utilizar uma solução de BI. Através dela, é possível ter muito mais controle de todos os gastos de uma empresa e dessa forma conseguir evitar prejuízos financeiros.

Implantar Business Intelligence em tempo de crise é um investimento a longo prazo!

Os empresários estão percebendo que mesmo durante a crise, investir em soluções de BI pode ser uma alternativa para driblar os impactos causados nos negócios, pois o BI vem exatamente para guiar tomas de decisões certas que são imprescindíveis principalmente nesse momento tão delicado de recessão econômica. 

Infelizmente a crise é assunto recorrente em nosso país, e não deve ser motivo de pânico entre os negócios, é preciso saber enfrentar esses eventos munidos do que está ao nosso alcance, informações corporativas privilegiadas que estão mais perto do que imaginamos, em nossos próprios banco de dados.

E pra isso a Mindtek possui uma equipe altamente engajada e estratégica para apresentar a melhor solução para o seu negócio. Envie-nos um e-mail para contato@mindtek.com.br e solicite uma apresentação.