Apesar da facilidade, a elaboração de relatórios por meio da planilha de Excel resulta em grandes quantidades de horas trabalhadas com probabilidade de erros em preenchimentos e falta de padronização. Esse procedimento, manual e arriscado, já não atende mais às necessidades das organizações que buscam correção e agilidade em seus processos.Muitos executivos questionam a viabilidade de uso de ferramenta de reporting, pois envolvem um alto de investimento anual em licenciamento por cada usuário e, assim, optam por delegar aos seus funcionários o preenchimento de dados para geração de relatórios, mesmo sabendo que isto pode ocasionar retrabalho e gerar interpretações errôneas sobre os indicadores corporativos.Visando eliminar esses pontos negativos, a Mindtek acaba de lançar o MindReport, um  sistema de geração de relatórios com a finalidade de otimizar processos de distribuição de informações. Um nova solução para geração de relatórios avançados com mais segurança no compartilhamento das informações e automação de processos.Mas como funciona essa nova solução? Explicaremos em três etapas, veja abaixo:
  1. Autentificação
Visando a configuração dos grupos de distribuição e administração do ambiente, o sistema tem funcionalidades para concessão de acessos e permissões, seja por usuário ou grupos. Os acessos devem estar de acordo com o perfil de segurança da empresa e/ou projeto.
Na opção “usuário” deverão ser cadastrados profissionais que terão a função de administradores e que poderão gerar novos cadastros, conceder permissões, ativar tarefa e etc. O cadastro “Grupos” possibilita a agregação de usuários para fins de autorização e concessão de direitos.Com MindReport é possível verificar o histórico de cada acesso do usuário, garantindo o registro de ações que podem ser alvo de auditoria.2. Conector Qlik SenseÉ possível realizar a conexão com MindReport ao Qlik Sense para utilização de informações consolidadas em aplicativos. A troca de informações entre os servidores são criptografadas garantindo a segurança no tráfego de dados.
No cadastro “Aplicativo” é realizado o cadastro do aplicativo Sense que fornecerá os dados aos relatórios. Na opção “Objetos” é possível realizar o cadastro dos objetos de interface (tabelas, gráficos,etc.) que fornecerão dados aos relatórios. Estas associações ocorrem através do ID do app/objeto, que podem ser obtidos através da URL ou QMC.3. Gerenciador de tarefas de relatórios
O cadastro de destinatários visa identificar os profissionais que receberão os relatórios, tendo a possibilidade de associação de propriedades personalizadas visando filtragens necessárias das informações para casos específicos. Em grupos de destinatários é possível a agregação de usuários para fins de produção de relatórios.Na opção “Relatórios” realizamos o cadastro das informações sobre os relatórios a serem gerados como, por exemplo, o arquivo fonte do relatório e o formato padrão,  que pode ser configurado com as seguintes extensões:
Na opção “Tarefas” é realizado o cadastro do agendamento de um determinado relatório e a associação com os respectivos destinatários e composição do e-mail gerado para envio do relatório. A periodicidade de envio será definida através do cadastro de expressões CRON:
Além dessa funcionalidade também é possível a execução em ciclo baseada em um campo (emitir um relatório por cada ocorrência da coluna “filial”, por exemplo.), definição uma pasta (diretório) onde os relatórios serão gravados.Para melhor compreensão, explicaremos uma integração da aplicação “Netflix Shows Dashboard” no Qlik Sense com o MindReport.No Qlik Sense temos o seguinte dashboard:
Para conectar o MindReport a este aplicativo Sense colocamos o ID do aplicativo e inserimos no seguinte campo:
Após salvar, você poderá visualizar a integração da seguinte forma:
Logo após procedimento, selecionamos grupo de destinatários e realizamos o agendamento através do método CRON, obtido através do site: http://www.cronmaker.com/?1, em seguida pode ser conferido as tarefas concluídas através do MindReport e o recebimento do e-mail:

Deseja conhecer mais da nova solução MindReport?

Mande-nos um email contato@mindtek.com.br e entraremos em contato para tirar todas as suas dúvidas.