Refletindo as transformações do mercado, o Gartner mudou a sua forma de avaliar os fornecedores do “Quadrante Mágico para BI e Analytics” em 2016 e apenas três fornecedores permaneceram no Quadrante Mágico como Líderes: Qlik, Tableau e Microsoft.
Em 2015 eram nove fornecedores apontados como Líderes pelo Gartner. Entre os fornecedores que saíram da posição de honra estão SAS, SAP, Microstrategy e IBM.
A Oracle, por sua vez, não consta mais na avaliação. Segundo a Gartner, a Oracle foi excluída do Quadrante Mágico completamente, pois tem sido lenta para responder às mudanças no mercado e não tem uma oferta de produto com suficiente tração de mercado que atenda aos critérios de plataforma moderna estabelecidos para 2016.
Em relação a Qlik, a Gartner disse que a empresa tem melhorado e clarificado sua mensagem ao mercado em relação ao produtos Qlik Sense and QlikView, posicionando o Qlik Sense Enterprise como seu produto estratégico.
BI em 2018
Gartner construiu a relatório de 2016 em cima de três premissas estratégicas aguardadas para 2018:
- Mais usuários de negócio terão acesso a ferramentas self-service para preparar os dados para análise;
- Mais ofertas de preparação de dados “self-service standalone” irão se expandir em plataformas analíticas fim-a-fim ou serão integradas como atributos em plataformas analíticas legadas;
- Plataformas de data discovery serão cada vez mais visuais, inteligentes, governadas, baseadas em Hadoop e baseadas em pesquisas e irão convergir como uma única plataforma que incluirão preparação de dados self-service e gerados através de linguagem natural (NLG)
Conheça as ferramentas Qlik Sense 2.1 e Qlikview 11
Quero saber mais sobre como a MindTek pode apoiar minha gestão: