Go to Top

Cruzamento de informações é vital para o sucesso das empresas

Gerir o setor financeiro sob a ótica departamental, baseando-se em sistemas e arquivos com interface e redundâncias, já não atende às necessidades de organizações que precisam errar cada vez menos na produção de relatórios. Poucos gestores sabem, mas ter acesso a informações integradas sobre custos, despesas e receitas, aliadas a indicadores de eficiência, permite um planejamento mais assertivo dentro das empresas.

Apesar da facilidade, a elaboração de relatórios por meio de planilhas Excel limita o gestor e não oferece o cruzamento desses dados, dificultando, assim, a eficiência na tomada de decisões estratégicas. Segundo Alexandre Wanderley, professor da pós-graduação da UNISUAM, com a implantação de sistemas de gestão (ERP – Enterprise Resource Planning), a integração e manipulação dos dados passaram a ser vitais para uma visão mais ampla dos processos de negócio de uma companhia.

– Atualmente, a visão do gestor financeiro é mais de CFO, com maior participação na estratégia e nas decisões da empresa. Isso é possível, pois o profissional se utiliza de informações cruzadas, inclusive com dados externos, o que proporciona um panorama mais abrangente sobre a situação da empresa, e não apenas uma visão financeira – explica o professor, ressaltando que o cruzamento das informações também auxilia na análise de tendências e riscos inerentes ao negócio, assim como no acompanhamento das ações estratégicas e das metas.

Excel: bom, mas limitado

A principal vantagem dos relatórios financeiros elaborados em planilhas Excel é a sua acessibilidade. No entanto, existe uma limitação no processamento de grandes volumes de dados. Mesmo com o apoio de ferramentas analíticas, os gestores encontram problemas na organização e na disponibilização das informações. Por isso, é comum a necessidade de um apoio da área de TI para que os dados sejam extraídos e colocados para análise.

– Normalmente, os projetos de “data warehouse” são caros e demorados. Dessa forma, os usuários recorrem às planilhas e redigitam os dados, sem explorar os recursos do Excel adequadamente. Esse retrabalho gera planilhas e arquivos variados e em diferentes versões. Um relatório produzido com erros de informação pode levar a decisões equivocadas ou se tornar disfuncional, caso seja produzido em um tempo inadequado – finaliza o professor.

Plataforma Qlikview

Você quer obter informações realmente estratégicas para ampliar os resultados do seu negócio a partir dos dados fornecidos pelo seu ERP – Enterprise Resource Planning? Então, o Business Discovery QlikView é para você. Em busca de soluções rápidas e práticas na tomada de decisões, líderes de todas as áreas, especialmente a financeira, vêm optando pela plataforma Qlikview, integrada ao ERP, o sistema que registra e organiza todos os dados e informações da empresa.

E para obter essa solução em seu negócio, conte conosco!