Go to Top

5 vantagens de usar Big Data na gestão financeira

Confuso com a quantidade de informações que chega até o setor financeiro de sua empresa? São inúmeros dados, números e cálculos que parecem não se relacionar entre si e acabam dificultando as tomadas de decisão mais precisas? Se essa situação faz parte do dia a dia da sua gerência financeira, está na hora de entender como o Business Intelligence pode ajudá-lo a resolver essas questões quando aplicado ao Big Data corporativo do seu negócio.

Conheça o QlikView!

O que é o Big Data?

Já parou para pensar na quantidade e variedade de dados que são gerados e armazenados na empresa, todos os dias? Porém, mais importante do que ter dados é conseguir usá-los de forma estratégica. É aí que o Big Data entra em cena.

Usamos o Big Data em situações nas quais o volume de dados é muito grande. Quando aplicamos essa realidade às empresas, percebemos que a quantidade de informações geradas pelos departamentos cresce exponencialmente à medida que novos dispositivos tecnológicos e sistemas passam a gerar e armazenar mais dados. Com isso, está cada vez mais difícil processar esse volume de informações.

Com o objetivo de entender melhor os resultados financeiros e evitar perdas, o gestor de finanças precisa de ferramentas tecnológicas capazes de lidar com esses grandes volumes de dados. Dessa forma, toda e qualquer informação vinda de diferentes áreas da empresa pode ser encontrada, analisada e aproveitada em tempo hábil – ou seja, em tempo suficiente para a geração de resultados importantes que, em volumes menores, dificilmente seriam alcançados.

Por isso, lançar mão de soluções que interpretem uma infinidade de dados produzidos diariamente é crucial para a saúde financeira da organização. Afinal, conhecendo os mínimos detalhes da interação entre custos e despesas, o gestor financeiro é capaz de identificar tendências realmente significativas para o negócio.

O QlikView como aliado do Big Data

Uma forma de trazer os benefícios do Big Data para dentro da sua empresa é integrá-lo ao Qlikview, ferramenta de Business Discovery, cuja performance em Big Data tem solucionado as dificuldades gerenciais de médias e grandes empresas. Isso porque o Qlikview integra os dados disponíveis em uma plataforma simples, de fácil visualização e entendimento pelo gestor, que consegue analisar as informações e transformá-las em vantagem competitiva.

Com toda essa inteligência à disposição, de forma rápida, o gestor assume um maior controle sobre o negócio e tem muito mais segurança para a tomada de decisões, pois passa a entender melhor os processos financeiros e, consequentemente, identificar tendências do mercado.

Conheça vantagens de usar Big Data nas finanças:

  1. Os pedidos emitidos pelos vendedores são visualizados em tempo real pela equipe financeira; e as baixas no estoque são lançadas em um único sistema, de visualização imediata pelo departamento contábil.
  2. A possibilidade de acumular volumes massivos de informações vindas de múltiplos canais; e a análise desses dados para conhecer os clientes e seus hábitos de comportamento.
  3. Melhora das vendas com uma oferta mais exclusiva e direcionada; redução de custos com eficiência operacional; e mais valor agregado ao negócio.
  4. Permite analisar e compreender os riscos e as oportunidades em médio e longo prazos e ainda redefinir sua estratégia em tempo real frente a acontecimentos adversos.
  5. Possibilita a concentração de dados de transações financeiras entre empresas e seus fornecedores, clientes, colaboradores, organizações governamentais e parceiros, além de dar melhor acesso a preferências do consumidor, aperfeiçoando sua experiência com produtos ou serviços, e, com isso, alcançando resultados positivos no processo de fidelização.

Quer saber mais como o big data e o Qlikview podem ser úteis na sua gestão financeira? 

Entre em contato

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem


Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre o Qlikview?